A ideia e iniciativa de descentralização das funções de RH não é nova, porém, tem ganhado força nos últimos tempos e nunca foi tão necessária. Por quais motivos?
- Os profissionais de RH nas empresas nunca foram tão requisitados, gerando sobrecarga e desvios de seus objetivos principais e prioritários que é cuidar do Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Organizacional dos colaboradores.
- Os gestores precisam cuidar melhor das questões de RH com sua equipe e das pessoas a quem estão ligados. Isso pode ajudar e muito no cumprimento de metas objetivos de sua área.
- Os colaboradores têm várias necessidades:
- Compreender melhor o que a empresa espera de seu trabalho, seus objetivos;
- O que fazer para melhorar a Ascenção e ter um plano de carreira;
- Ter acesso rápido as informações ligadas a RH.
A descentralização do RH, nos dias de hoje não é só transferir para os gestores as algumas funções de RH.
Nos dias atuais, onde os colaboradores não estão mais tão próximos fisicamente, é pré-requisito associar descentralização com tecnologia. Tecnologia com acesso simples e rápido às informações através de portais de RH, Smartphones, entre outros.
Sendo assim, quais são os benefícios da Descentralização do RH?
Existem inúmeros benefícios no processo de descentralização do RH:
- O RH se libera de funções operacionais e passa a ter tempo para cuidar do desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, bem como pode dedicar mais tempo para a organização, elaborando e analisando indicadores de desempenho e propondo melhorias para as áreas e para a empresa.
- Os gestores se envolvem em todos os assuntos sobre Gestão de RH com sua equipe, aproximando-os de seus subordinados.
- As informações de sua equipe estão disponíveis sem ter que depender do RH;
- Simplificação no ajuste do ponto eletrônico e programação de férias;
- Os colaboradores terão acesso (na palma da mão) às suas informações através do Portal de RH.
Imaginamos que grandes empresas já estão bem avançadas neste processo de descentralização, mas muitas delas chegam à Cingo com processos totalmente manuais, em planilhas Excel e comunicação com gestores e colaboradores através de centenas de e-mails.
Com aplicação de políticas internas de descentralização e utilizando ferramentas adequadas como disponibilização de informações através de portais, automação de fluxos de processos com aprovação por alçadas conseguiram aumentar a produtividade da área de RH, aproximar os gestores de suas equipes, melhorando o relacionamento entre os colaboradores.
As decisões por partes dos gestores devem ser tomadas embasada em números, informações on-line (na palma da mão há apenas um clique) a descentralização também envolve analytics, envolve BI, envolve uma gama de informações para que possamos ser assertivos e eficientes.
A descentralização não é um processo simples e rápido. É uma mudança de cultura, mas temos certeza que as empresas que buscam a excelência nos processos empresariais e buscam seu desenvolvimento organizacional tem que passar pelo processo de descentralização do RH.
Autor:
Claudio Raso
Executivo de Relacionamento e Atendimento
Celular: 11 94555-3108
E-mail: claudio.raso@cingo.com.br
Skype: claudio.raso