Carreira, Gestão

A importância da Pesquisa de Clima em tempos de Home Office

Que a Pesquisa de Clima é uma ferramenta fundamental na estratégia das organizações já é sabido por todos. Este processo gera insumos de vital importância na condução de gestão das pessoas, desde temas como a satisfação dos colaboradores com as políticas de RH, até mesmo itens como a satisfação com os colegas de trabalho e gestores.

A empresa deve utilizar todos estes inputs para traçar um plano visando sempre agregar o bom ambiente de trabalho e engajamento das pessoas com os objetivos corporativos organizacionais.

Em um mundo onde as pessoas são cada vez mais o principal ativo das organizações, saber seus anseios, medos, satisfações, pontos a melhorar e pontos fortes é algo muito relevante nas estratégias de retenção de talentos, tema também muito discutido atualmente.

Pesquisa de Clima em tempos de pandemia/home office

Neste 2020 todos tivemos que rapidamente nos adaptar a um novo mundo. O que antes era impensável para algumas empresas virou realidade em questão de semanas. Andares inteiros de escritório foram devolvidos e de algum jeito, uma grande parcela das pessoas foram remanejadas para trabalhar de casa.

Estar longe da empresa pode ser um problema, e é neste ponto que a Pesquisa de Clima entra de forma crucial no processo Gestão de Pessoas, atuando de forma a reforçar o sentimento de pertencimento do profissional na empresa.

A organização precisa estar mais próxima das pessoas, coletando dados sobre a percepção dos profissionais e gerando o devido engajamento, mesmo que remotamente.

Ações devem ser tomadas de acordo com o perfil da empresa e dos profissionais e a Pesquisa de Clima é um excelente ponto para se levantar as principais demandas das pessoas.

Como aplicar?

É muito importante escolher o formato certo da pesquisa, de acordo com os objetivos específicos a serem analisados.

A solução Cingo Codes para Pesquisa de Clima atende a todos os formatos de pesquisa, garantindo as respostas eletronicamente e com total sigilo do respondente.

A plataforma ainda disponibiliza a todo o corpo de gestão (RH e Gestores) indicadores online sobre a evolução da Pesquisa, bem como sobre os resultados, de forma que todos os atores do processo de Gestão de Pessoas possam tomar as devidas ações.

E os próximos passos….

Grande parte dos departamentos de RH tem dúvidas sobre o que fazer com os resultados obtidos na pesquisa.

Como interpretar os dados?

Quais ações tomar a partir disso?

Por inúmeras vezes as pesquisas são organizadas e aplicadas, mas nada é feito depois disso.

Mencionamos sobre a importância de um dashboard que com informações bem compiladas tem grande valia na tomada de decisões, porém o que mais é necessário:

É muito importante seguir uma metodologia coerente com os objetivos, traçar um planejamento estratégico de execução e entregáveis, capacitar seus líderes e gestores para que os mesmos possam dividir, engajar e ser transparente com seus colaboradores.

Em empresas que o colaborador se sente ouvido e valorizado, há um desenvolvimento natural da inovação. Pode até parecer uma coincidência, mas as empresas que mais investem na experiência do colaborador são também as que possuem mais alto nível de inovação.

Neste momento estamos cada vez menos presentes fisicamente, por isso mais do que nunca temos a necessidade de estar próximo de nossos colaboradores. O objetivo das corporações é ter profissionais mais engajados, gestores mais ativos, RHs mais estratégicos e uma companhia mais atrativa que gere modificações benéficas como um todo.

Autor:

Lucas Valcanaia

Head de Produto

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