A avaliação comportamental é uma metodologia utilizada, predominantemente no campo da psicologia, para observar, descrever, prever e até corrigir determinados comportamentos. Nos últimos anos as avaliações comportamentais, tem sido utilizadas com uma maior frequência dentro das corporações.
Uma das maiores preocupações por parte dos gestores é trazer as pessoas certas em suas organizações, bem como em promover o perfil de pessoas que serão benéficas para as organizações a médio/longo prazo.
A avaliação comportamental pode servir como uma ferramenta poderosíssima dentro de uma organização. A capacidade de observar, descrever, prever e corrigir comportamentos e interagir com as pessoas pode fazer toda diferença e decretar o sucesso ou fracaso de uma jornada profissional.
Quem nunca ouviu a célebre frase do pai da Administração Peter Drucker:
“As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos.”
Curioso, vocês não acham?
Se as pessoas são demitidas pelo comportamento por que elas também não são contratadas pelo comportamento?
Por que elas continuam sendo contratadas, principalmente, pelas suas habilidades técnicas?
A resposta não é muito difícil de se obter, não é mesmo? É muito mais fácil medir indicadores, metas do que avaliar, interpretar ou se precaver com informações importantes sobre o comportamental.
Quais ganhos com a avaliação comportamental:
-
Averiguar a adequação ao seu cargo;
-
Identificar potenciais talentos;
-
Garantir ganhos com o Fit cultural da equipe;
-
Minimizar e controlar atritos;
Quais são os testes comportamentais mais utilizados no Brasil:
Existem metodologias diferentes que deram origem a vários testes comportamentais e evoluíram com o passar dos anos. Venho dividir as cinco metodologias mais utilizadas no Brasil.
1º DISC – Através desse teste, o RH consegue avaliar quatro fatores comportamentais do candidato: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
2º BIG FIVE – Essa é uma das metodologias mais completas existentes no mercado, ela é responsável por trazer insumos sobre 5 fatores comportamentais diferentes: Necessidade, Extroversão, Originalidade, Consolidação e Acomodação.
3º Perfil Star – Nesta metodologia é realizado uma entrevista, onde é apresentada uma situação real para a pessoa, avaliando diversos pontos através de suas respostas. A ferramenta é excelente para questões comportamentais, especificamente sobre como o candidato lidou com certas situações de trabalho no passado.
Analisar, traços e comportamentos é fundamental. Em ocasiões anteriores muito falamos sobre Hard Skill e Soft Skill:
Você já ouviu falar em Hard skills e soft skills? – Cingo
Para finalizar existe uma velha máxima na administração que refere-se a comportamento, que eu gostaria de dividir com todos(as):
“É melhor contratar um executivo com alto nível de Soft Skills e baixo nível de Hard Skills que o contrário. Pessoas com alto nível de Soft Skills sabem melhor como se virar para compensar as suas deficiências e entregar os resultados pretendidos”.