Gestão, Habilidades

Você já ouviu falar em Hard skills e soft skills?

 

 

surgiu uma curiosidade, os termos soft-skills e hard-skills, em manuais de treinamento das forças armadas dos Estados Unidos, onde que mencionavam a importância de humanizar os militares para que eles pudessem prestar um melhor serviço com foco no cidadão promovendo uma gestão mais agradável.

Atualmente, as empresas estão buscando por dois tipos de habilidades: as soft skills e hard skills. Mas antes explicar melhor porque essas duas habilidades são importantes para empresa, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

O que são Soft Skills?

Segundo Daniel Goleman, especialista em inteligência emocional as soft skills são traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com outros e com nós mesmos.

E os Hard Skills?

As hard skills são as competências técnicas específicas, talentos e qualidades adquiridas com o estudo teórico e prático de alguma ação que pode ser aprendida em sala de aula, com livros e apostilas, em cursos ou até mesmo no trabalho.

Qual a diferença em hard skill e soft skill?

Ambos os termos se confundem bastante, mas tratam de assuntos diversos. Enquanto as soft skills são características pessoais associadas ao relacionamento humano, as hard skills são aquelas habilidades técnicas associadas à experiência na área ou conhecimento teórico.

Mas porque essas duas habilidades são importantes para empresa?

Em uma empresa, todo cargo ou função exige que o colaborador tenha algumas competências técnicas e comportamentais, para gerar bons resultados. Portanto, mensurar e desenvolver hard e soft skills é fundamental para que a equipe atue da melhor forma possível, melhorando a qualidade dos processos.

Tanto hard quanto soft skills são habilidades que influenciam nos resultados gerados por um colaborador dentro da empresa. Porém, a forma de desenvolver e mensurar cada uma delas é bem diferente.

As hard skills são mais fáceis de serem mensuradas por serem habilidades técnicas. Exemplo, quando um colaborador realiza um curso de Excel, é esperado que ele desenvolva hard skills relacionada a essa atividade, como a capacidade de criar planilhas com gráficos, macros e analisar os dados utilizando o Excel.

Já as soft skills são mais difíceis de serem avaliadas, porque são comportamentos aprendidos pelos colaboradores durante suas experiências pessoais e profissionais. Desta forma, para identificar a capacidade de liderança, por exemplo, é preciso submeter o profissional a atividades que incentivem esse tipo experiencia.

Como desenvolver habilidades comportamentais na sua empresa? 

Como desenvolver as habilidades, quando não temos conhecimento desta informação! Definir quais habilidades são essenciais são importantes fazer boas contratações. Para isso, podemos contar com software que nos auxiliam no processo de mapeamento das habilidades técnicas e comportamentais e até mesmo, permitindo ao colaborador, gestor e RH fazer a gestão do desempenho.

Além disso, a empresa pode optar por outros processos para avaliar e por consequência desenvolver os colaboradores, tais como:

– Avaliação das Habilidades e Competências periodicamente

– Metas com bonificações

-Treinamentos e capacitações

– Plano de Desenvolvimento Pessoal

Este acompanhamento contribui diretamente para aumentar a satisfação dos colaboradores e otimizar os resultados alcançados.

É comum que as soft skills sejam descobertas durante a entrevista, mas, normalmente não se destacam no ambiente profissional. Neste caso, a gestão poderá identificar essas habilidades nos colaboradores, tornando aliados do trabalho. Outra dica, é ficar atento a rotina diária, pois colaboradores éticos e comunicativos dificilmente se envolvem em conflitos, pois possuem facilidade para os relacionamentos.

Incentive uma cultura de feedback, pois os colaboradores deixam de enxergar as reuniões de gestão como algo assustador e passam a vê-las de maneira mais tranquila e agradável. Além disso, também é uma ótima oportunidade de criar uma relação mais próxima e aberta, permitindo dar dicas para que o colaborador desenvolva suas habilidades.

Por que não começar agora um processo de autoconhecimento, para identificar a carência em determinada soft skill ou hard skill!!

Não espere surgir uma oportunidade, para crescer pessoalmente e profissionalmente.