Inteligência Artificial, Recrutamento

Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial

 

A Inteligência Artificial viabiliza e facilita a tomada de decisões de forma assertiva por meio do uso de dados. No Recrutamento e Seleção, a Inteligência Artificial pode ajudar a reduzir significativamente o trabalho operacional e a chance de erros na triagem dos candidatos, trabalhando assim com um maior mix de informações para melhor tomada de decisão.

Existem várias palavras que remetem a inteligência artificial, porém não cabe entrar no detalhe teórico de toda essa nuvem de palavras tão presentes em nosso dia-a-dia.

Como era o Recrutamento e Seleção antigamente?

Em um passado não muito distante o processo de recrutamento e seleção era realizado em um formato extremamente manual, aonde prezava-se pela quantidade e não qualidade, acreditando-se que quanto maior a boca do funil, maior era a probabilidade de encontrar o colaborador desejado.

É claro que devemos lembrar que a capilaridade e segmentação estão atreladas a tecnologia, e por isso a inteligência artificial veio para revolucionar o RH.

As empresas investiam um alto valor no que chamamos de mídia offline, o classificado de empregos que existiam nos jornais locais, era uma das maiores formas de captação de interessados as vagas.

Popularmente falamos que impactar um candidato segmentado nesta fonte é como um tiro de uma bala de canhão, ou seja, impactamos um grande número de pessoas, mas não necessariamente quem estamos querendo atingir.

Ao amigo(a) leitor que possui mais de 30 anos, certamente já enfrentou aquelas filas intermináveis do SINE ou de empresas de Recrutamento, levar seu currículo ou fazer o cadastro manual do mesmo.

Ainda bem que a tecnologia/ferramentas/inteligência artificial trouxeram um ganho imensurável em termos de produtividade e assertividade.

Integração

O LinkedIn possui uma série de Integrações com soluções de recrutamento e seleção.

Essas soluções são voltadas para anúncios segmentados, com uma inteligência artificial baseado no histórico do usuário, recomendando de forma proativa e sugerindo eventuais recomendações.

Análise Comportamental

Uma das maiores vantagens da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção é a eliminação do fator “opinião pessoal do recrutador” (ou achismos, adivinhações e preconceitos) nas contratações.

Através de análises comportamentais podemos interpretar se o candidato segue conceitos e preceitos visando um crescimento corporativo em termos de plano de carreira.

 

Antes de contratar, veja se existe possibilidade de recomendação interna de colaboradores. Faça uso de um sistema que lhe ofereça métricas voltadas para capacitação, resultados, entre outros.

Existem uma série de soluções que cruzam informações comportamentais colhidas em avaliações de desempenho, DISC, 9Box confrontando informações comportamentais e técnicas, assim recomendando eventuais colaboradores para preencherem determinada vaga.

 

Reduza tempo e custos

Permita um maior engajamento com a empresa

Diminua o turnover e eventuais riscos empregatícios

 

Os desafios colocados diariamente ao RH, exigem que o mesmo passe por readaptações constantes. Os modelos antigos de gestão não darão conta de atender as demandas que surgem. Por isso, os gestores cada vez mais se preocupam com ferramentas que possam dar celeridade e assertividade ao processo.

Invista em um sistema que otimize os processos da sua empresa de forma segura e que proporcione resultados positivos para todos. Invista no sistema Cingo!