Nosso cérebro recebe informações a todo o momento, filtra-las e transforma-las em embasamentos ricos para que possamos tomar as melhores decisões é um grande desafio.
No âmbito profissional aplicar o uso de ferramentas de avaliação comportamental, proporcionam importantes ganhos para entender melhor o perfil de colaboradores ou futuros trabalhadores.
Recentemente foi publicado no Blog Cingo um conteúdo sobre algumas metodologias de Avaliação comportamental e a importância de fazer uso da mesma, durante o recrutamento. Avaliação Comportamental – Uma Metodologia Corporativa – Cingo
Porém a execução bem feita de uma avaliação comportamental proporciona uma série de insumos que acompanham toda jornada do profissional, auxiliando muitas vezes os gestores na condução para um direcionamento mais assertivo.
O que é? E para que serve a avaliação comportamental?
A avaliação comportamental é uma forma de conhecer mais as características dos colaboradores. O objetivo desse tipo de análise é ter insumos para gerenciar melhor as pessoas, e assim aprimorar a comunicação e clima organizacional como um todo.
Você sabia?
Números comprovam 43% da retenção dos colaboradores estão diretamente ligada ao seu gestor imediato, logo se você não conhece sua equipe ou não sabe se comunicar com a mesma, pode ter sérios problemas nesse sentido.
A avaliação de competências e habilidades comportamentais servem para:
-
Seleção de pessoas/candidatos;
-
Remanejamento individual ou de grupos;
-
Construção de equipes;
-
Gestão motivacional de pessoas;
-
Direcionamento de carreira ou de vida;
As ferramentas comportamentais auxiliam a identificar e mapear soft skills, certamente você irá concordar que trabalhar habilidades para aprimorar skills não é uma tarefa fácil, alavancar e desenvolver talentos migrando-os para um power skills é uma tarefa árdua, aonde o gestor certamente precisará de insumos para melhor se comunicar com cada colaborador.
O Cingo Codes possui algumas avaliações comportamentais, uma delas é o DISC que apresenta em seu dossiê direcionamentos sugestivos de como se comunicar da melhor forma, com o perfil de cada colaborador específico.
Com base nos resultados ao explodir cada tópico listado acima, a ferramenta disponibiliza uma compilação de informações auxiliando o gestor para a melhor comunicação.
O exemplo acima se encaixa bem quando o colaborador já está inserido na empresa, mas o fato é que as análises comportamentais já se iniciam muito antes do ingresso do colaborador na empresa, tudo nasce no processo seletivo. Analisar o comportamental de cada candidato é fundamental, assim como atrelar a inteligência artificial durante essa jornada.
A solução Cingo Codes, permite um robusto cruzamento informações técnicas e comportamentais efetuando assim um ranqueamento dos candidatos mais qualificados para a vaga em questão, tudo isso através da Angel a Inteligência Artificial Cingo que trás vários ganhos ao cruzar informações com as avaliações comportamentais.
Mas saiba que nem sempre é fácil fazer análises. Algumas vezes é necessário a presença de um profissional de RH ou Psicologia auxiliando na interpretação mais profunda de dados. Invista, faça uso de uma solução que ofereça inteligência artificial, analytics robusto e assim destrave o potencial máximo de seus colaboradores, auxiliando no crescimento do seu setor e carreira.