Estamos vivendo em uma época em que a tecnologia tem se desenvolvido rapidamente, e a inteligência artificial (IA) têm sido cada vez mais utilizadas em diversos setores. Mas, como isso afeta os empregos humanos? Será que a IA substituirá a mão de obra humana completamente?
A Inteligência Artificial tem a capacidade de realizar tarefas repetitivas e com alto volume de dados com muito mais eficiência do que os seres humanos, isso tem gerado preocupações em relação ao futuro do mercado de trabalho.
É importante entender que a Inteligência Artificial não vai necessariamente substituir todos os empregos, mas é inevitável que muitas profissões passem por mudanças significativas.
Em 2010, uma bilionária empresa americana, que, em 2004 ainda contava com 9000 lojas ao redor do mundo, viria a declarar falência. Blockbuster, até então a maior rede de locadoras de filmes e videogames do mundo. Acreditavam ter um serviço insubstituível, atendentes capazes de receber o cliente na porta, entender o seu gosto e recomendar um filme que iria entreter sua noite. Parecia realmente impossível no curto prazo ter um robô andando por suas lojas, mas a concorrente viu uma oportunidade diferente de inovação, e se o cliente não precisar sair da sua casa? Começou a entregar os filmes e ganhar espaço, conquistando a liderança absoluta do mercado quando evoluiu para o Streaming. Essa é a Netflix. Por outro lado, as empresas de correspondência viram suas entregas de cartas despencar com a facilidade na comunicação provida pela internet, mas encontraram novas oportunidades de mercado com o crescimento das vendas online.
Notem a Inteligência Artificial por sugerindo um filme, baseado nas minhas escolhas anteriores.
Claro que novos empregos são criados junto com a tecnologia, como a Uber que superou a marca de 1,5 milhão de motoristas no Brasil no final de 2021, trabalhadores esses que logo também serão substituídos por carros autônomos. Percebem o ciclo?
Algumas definições gerenciais sempre serão feitas por pessoas, a inteligência artificial vem para auxiliar, notificar, sugerir para que o gestor/colaborador tome a decisão mais assertiva possível, a Inteligência Artificial busca fazer com que o gestor “fuja do achismo”.
A tecnologia é um desafio que não podemos vencer, e as empresas que não inovarem correm sim o risco de perder espaço no mercado para concorrentes que investem em tecnologia, sendo assim te convido para conhecer a Angel.
Você conhece a Angel?
É a Inteligência Artificial da CINGO.
Tem objetivo de melhorar o desempenho e produtividade das empresas.
Através da análise de dados, potencializando a melhor tomada de decisão e também na automação de processos.
Alto poder de processamento com aplicação real para o RH
A Cingo escolheu aliar-se à tecnologia e te convida a fazer o mesmo através da Angel, nossa Inteligência Artificial que trabalha junto do profissional do RH, apoiando e simplificando suas tomadas de decisões.
E aí, você vem com a gente?