Gestão

RH e TI: um dueto corporativo

Vivemos um período de transformação digital, onde a tecnologia passou de um mero mecanismo de automação operacional para um grande pilar de suporte social e otimização do dia-a-dia das pessoas. E como isto se reflete no mundo corporativo? A resposta passa por entender o dueto entre RH e TI e porque isto tornou-se cada vez mais importante.

Esta mesma tecnologia e o comportamento humano estão cada vez mais conectados, tomando a forma de um ciclo de vida casado e interdependente, e isto abre novos desafios quando falamos em termos corporativos: Como conectar tudo isto de forma assertiva e produtiva?

Se olharmos ao nosso redor, a tecnologia está presente em praticamente tudo, desde nosso telefone (onde fazer ligações tradicionais virou supérfluo), nossa casa (com aparelhos Splits, TVs, sistemas de iluminação, tudo conectados via internet) e nossos automóveis (com tantos recursos wirelesskeyless, e que em pouco tempo será Driverless).  Se não nos reciclarmos constantemente corremos o risco de ficarmos obsoletos, como os avós que solicitam ajuda dos netos recém saídos das fraldas para ajudar a instalar seus aplicativos nos celulares.

No mundo corporativo não é diferente, onde se faz necessário um olhar constante não só para otimização e produtividade, mas também (e cada vez mais) para a retenção e engajamento de profissionais.

E é aí entram dois grandes pilares: o RH, com seu grande olhar humano, preocupado em garantir que as pessoas estejam devidamente suportadas e direcionadas, e o TI, com toda sua expertise tecnológica e capacidade de explicar como isto pode ajudar em nossas vidas.

E aí temos o desafio: Como trazer para dentro da corporação as mesmas facilidades que temos fora dela porém sem comprometer os pilares que à sustentam, como produtividade, foco, processos, políticas, e organização?

Existe um ditado que diz :

Cada um pode fazer um pouco, mas juntos podemos fazer muito

Essa citação descreve com muita clareza e simplicidade o que as empresas tem aprendido quando falamos sobre o tema superação de desafios.

Quando RH e TI unem forças, um conjunto de habilidades tão ricas e complementares se conectam de tal forma que suas iniciativas se transformam em grandes mecanismos de evolução do comportamento corporativo. Seja na simples capacidade de unir pessoas em home office para uma reunião on-line, permitir o auto-desenvolvimento através de treinamentos digitais, ou orientar cada líder na condução do desenvolvimento de seus profissionais, a implementação das ações devem ser realizadas com maestria e demandam tanto do perfil técnico quanto do humano.

Durante muito tempo o RH não foi considerado uma “estrela” nas organizações, mas com o passar dos anos, cada vez mais tem se tornado um elo essencial no processo de tomada de decisões estratégicas. Isto tem demandado o crescimento na interdependência entre TI e o RH e implicado na aceleração dos processos e resultados.

Independente qual seja o seu chapéu, seja RH ou TI, unir forças, compartilhar resultados e dividir conquistas tem se consolidado cada vez mais como a fórmula mágica para o sucesso das iniciativas corporativas. Faça uso dela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.