O mundo atual está passando por constates mudanças em várias ordens como: pandemia, comportamental, social, ambiental e política. As mudanças tendem afetar as organizações e nosso cotidiano, por isso faz-se necessário avaliar, corrigir percursos e evoluir.
Chiavenato (1999) define o processo de avaliação de desempenho como “uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento”.
Seguindo o pai da Administração Petter Drucker
“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”.
Ter indicadores e metas para avaliar o resultado é sim fundamental, mas será que podemos avaliar o desempenho de colaboradores, gestores ou instituições apenas através de números?
Existem dois tipos de gestores:
- Quebrou? Troque!!!
- Quebrou? Conserte!!!
Novamente, colaboradores, gestores e até mesmo as organizações irão passar por momentos de altos e baixos, somos cíclicos e faz parte do processo da vida.
Vivemos em um crescimento exponencial da prestação de serviço no formato Home Office, esse afastamento presencial faz com que as empresas busquem acentuar ainda mais as Avaliações de Desempenho para medir, avaliar seu colaborador e repassar insumos relevantes aos seus gestores.
Confira os 10 tópicos dos benefícios de realizar uma Avaliação de Desempenho de forma recorrente:
- Proporcionar conhecimento;
- Descobrir Talentos;
- Fundamentar Decisões;
- Conhecer comportamentos (criatividade, sensibilidade, compromisso);
- Promover Transparência;
- Oferecer feedback;
- Mede com mais clareza o grau de satisfação dos colaboradores;
- Nortear o rumo e objetivos;
- Aumenta a retenção de talentos;
- Possibilitar uma atuação mais estratégica;
É importante salientar que o êxito de uma avaliação de desempenho está diretamente ligado a um plano de ação, que seja possível ser realizado, bem como capacitação dos gestores para execução de forma clara e objetiva do feedback aos colaboradores.
“Um bom líder faz do fracasso uma oportunidade de sucesso e da mediocridade uma história de superação”.
A avaliação de desempenho deve ser considerada como uma ferramenta de apoio aos gestores, para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, mas para isso a organização deve dar um feedback aos colaboradores sobre o desempenho dos mesmos, seja ele positivo ou negativo.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento humano, cultural e profissional dentro de uma organização.
Autor: Rodrigo Lima
Marketing e Comunicação Cingo