Gestão

Ciclo de Gestão de Desempenho um processo importante para sua empresa

Quando falamos em Gestão de Desempenho, a primeira coisa que pensamos é na Avaliação de Desempenho. Mas, afinal, o que é Gestão de Desempenho?

Primeiramente, vamos entender melhor o que é Gestão de Desempenho e a Avaliação de Desempenho, descrevendo de forma resumida os conceitos, pois os dois termos ainda geram muita confusão, para muitas pessoas.

Em resumo, a Gestão de Desempenho:

  • Define e alinha expectativas;
  • Acompanha e avalia desenvolvimento das atividades;
  • Define ações e melhorias para os próximos ciclos de atividades;

Já a Avaliação de Desempenho:

É uma pratica muito utilizada pelas empresas para avaliar seus colaboradores por determinados critérios e comportamentos que façam sentido para empresa.

Normalmente a Avaliação de Desempenho contam com uma frequência definida pelo departamento de RH juntamente com os gestores, geralmente ocorrem a cada 3, 6 meses e em alguns caso a cada 01 ano.

Agora que já ficou mais claro o que é Gestão de Desempenho… Vamos citar algumas fases que ocorre antes, durante e depois do ciclo:

  • Alinhamento de expectativas entre o gestor e o colaborador. O ideal é que o gestor se reúna com seu colaborador e alinhe, quais são as entregas, comportamento e o que é esperado do colaborador durante o ciclo.
  • Planejamento de como o desempenho do colaborador será medido, avaliado durante o ciclo.
  • Acompanhamento das Atividades, auxiliando e tirando as dúvidas que surgirem durante o ciclo.
  • A aplicação Avaliação de Desempenho, onde se avalia o colaborador quanto a critérios, comportamentos ou características determinadas. Nesta fase, definimos numericamente um indicador e/ou escala de como está o desempenho do colaborador, e com base nessas informações, a empresa analisa e defini se o desempenho do colaborador está satisfatório ou não.
  • Analisar e entender no que o colaborador poderia ter sido melhor neste ciclo, e definir ações de desenvolvimento para que o colaborador possa melhorar sua performance durante o próximo ciclo.

Mas, afinal, qual a importância de fazer uma Avaliação de Desempenho, quando a empresa já realiza a Gestão de Desempenho?

A Avaliação de Desempenho gera informações, números, indicadores de uma forma mais OBJETIVA, AUXILIANDO no resultado final.

Trazendo clareza para a Gestão de Desempenho o alinhamento das expectativas se torna mais transparente e objetivas com o colaborador. Desta forma, consegue traçar metas mais claras e definir planos de desenvolvimentos mais claros, pois terá um indicador que monstra em quais requisitos e/ou critérios ele foi abaixo do esperado.

 Com isso, podemos perceber que a Gestão de Desempenho é um processo continuo que engloba diversos participantes e processos que o departamento de RH realiza no seu dia-a-dia.

Podemos descrever aqui algumas vantagens para empresa e colaborador ao realizar a Gestão de Desempenho:

  • Motivação do Colaborador;
  • Equipe de trabalho mais fortalecida;
  • Treinamentos mais eficientes e eficazes;

Mas ao mesmo tempo, as empresas tem alguns desafios e dificuldades para aplicar a Gestão de Desempenho, tais como:

  • Os softwares não se adaptam a realidade das empresas e que agregue valor e permita ao RH mais autonomia, controle e agilidade para administrar o processo de Gestão de Desempenho em sua empresa; pois desta forma, conseguirá analisar de forma clara e objetiva o resultado final;
  • Falta de integração entre as ferramentas utilizadas no processo;
  • Mudanças frequentes nos processos e metas, dificultando o acompanhamento e avaliação por ambas as partes, RH e Colaborador;
  • Falta de comunicação entre os Gestores x Colaboradores;
  • Demora e/ou falta de feedbacks para os colaboradores;

Para chegarmos a um resultado satisfatório, é muito importante que o processo seja feito de forma correta e com transparência, onde todos os envolvidos no processo possam acompanhar, para que ao final o resultado seja positivo para ambas as partes.

Permitir aos colaboradores um acompanhamento contínuo geram resultados positivos, pois cada colaborador pode receber em tempo real as informações sobre seu desempenho, e isso elimina a sensação de falta de clareza sobre o que a empresa espera de cada colaborador e como está sendo avaliado pela sua atuação.

Descrevemos um pouco sobre o ciclo de Gestão de Desempenho e como este processo é importante para empresa, para auxiliar, podemos contar com ajuda de um grande aliado, a tecnológica, pois sem ela, ainda teríamos formulários impressos, informações perdidas, falta de confiança no processo, gerando um resultado negativo para os envolvidos.

Autora: Luciângela Fontana

Consultora de Vendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.