Na contramão da crise, a Krona cresceu no ano de 2015 enquanto o setor amargava uma retração. Em 2016 a previsão era de crescimento se mantém. Nada mal em tempos em que o que mais se noticia é a retração geral da economia.
Há certamente vários fatores que contribuíram para esse sucesso. E dentre eles podemos falar da transformação do RH.
As mudanças na área tiveram início em 2014 com o processo de sucessão e junto come ele surgiu a semente de um novo desejo na KRONA: ter um RH servidor. E a Cingo estava lá para tornar essa mudança possível.
“Eles topam todas as nossas loucuras” brinca Cerli Martins, Gerente de RH da Krona.
O RH começou o trabalho pela definição da Política de Gestão de Pessoas onde papeis e responsabilidades foram definidos, tanto para área como para as lideranças.
“Iniciamos um trabalho de aproximação com os gestores que acreditavam que gestão de pessoas era com o RH. Queremos ser um RH servidor, que facilita a vida do gestor para que ele faça a gestão de pessoas. E o gestor só vai fazer isso se tiver tempo. Ficar assinando papel e preenchendo formulário não facilita a vida de nenhum líder.” Explica Cerli.
“O Cingo CODES é um facilitador para o gestor. Tudo que ele precisa saber sobre seus funcionários está sempre á mão, de forma rápida e segura”.
Adir Grah Junior, Coordenador de Extrusão concorda com Cerli. “No início ficamos um pouco resistentes. Como um sistema podia acabar com tanta burocracia?”. Mas à medida que os líderes foram utilizando o Cingo CODES perceberam a economia de tempo e energia que o sistema proporcionou. “Alguns líderes têm sob sua responsabilidade até 30 pessoas e hoje, com a ajuda do sistema, todos têm tempo para estar perto deles e fazer gestão de verdade”. Além disso, Adir fala sobre como o sistema leva líderes e liderados a estarem mais perto. “Quando eu registro um feedback ele precisa ser validado com a senha de quem o está recebendo. É nessa hora que líder e liderado têm a oportunidade de conversar e esclarecer aquilo que é esperado de cada um”.
O próprio RH também teve que se reinventar e mudar a forma de pensar. Ser servidor significa valorizar ideias e opiniões de todos, importar-se em ajudar as pessoas e promover a autonomia da liderança. Para isso era necessário estar mais perto das pessoas e mais longe da papelada. Com a implantação do Cingo CODES as tarefas do RH ficaram também mais simples e rápidas por meio da descentralização e da colaboração que o produto permite, liberando tempo dos profissionais para se dedicarem à sua verdadeira tarefa: servir.
Hoje, com a contratação de apenas mais um profissional de RH, a área conseguiu reformular todo o programa de integração dos novos funcionários, implementou a metodologia DISC para a definição de perfis e avaliação de potencial dos profissionais e realizaram sua ultima pesquisa de clima com a metodologia do Great Pleace to Work com o objetivo de se colocar entre as 150 Melhores em breve. Além disso, o RH oferece hoje vários programas de Desenvolvimento. “Muita gente que não pegava em livros há anos voltou a estudar!” comemora Cerli.
Iniciamos um trabalho de aproximação com os gestores que acreditavam que gestão de pessoas era com o RH
Uma solução de tecnologia é essencial neste tipo de movimento mas poder contar com um parceiro que tenha experiência e foco em gestão de pessoas faz toda a diferença.
“Impulsionar mudanças na cultura corporativa, criando um ambiente colaborativo que fomente e promova o desenvolvimento dos profissionais e lideranças, está em total consonância com a nossa missão.”, acrescenta Evandro Setti, Diretor da Cingo.
Embora hoje os gestores enxerguem o RH de um modo bem diferente, “estamos em pleno processo de mudança já que a cultura não se modifica de uma hora para outra” observa Cerli. “Mas tenho certeza de que estamos no caminho certo.” E nesse processo, a Cingo está com a Krona ajudando-a a descentralizar e agilizar suas tarefas para que o RH e os gestores tenham mais tempo de desenvolver e valorizar o ativo mais importante da organização: as pessoas.