Gestão, Gestão de Desempenho

Gestão de desempenho – Capítulo 01 Visão Gestor

Hoje iremos fazer algo diferente, vamos iniciar uma “triologia”, comentando sobre um tema muito comum na área de Rh e Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho.

Primeiro vamos destacar aqui a definição de Avaliação:

“Avaliação é o substantivo feminino que significa ato de avaliar, ou remete para o efeito essa avaliação. Pode ser sinônimo de estimativa ou apreciação. Uma avaliação pode ser a estimativa do valor de alguma coisa ou de algum trabalho”

Baseado nessa definição, vou fazer algumas perguntas para serem analisadas, por vocês que estão lendo este texto.

Já se perguntaram, porque um processo de avaliação de desempenho se inicia pelo RH ou pela área de Gestão de Pessoas?

Porque está ação não é iniciada pelo Gestor da sua empresa?

O Gestor tem insumos para fazer uma análise e medir dos seus colaboradores em relação a desempenho técnico, comportamental?

A empresa consegue medir o desempenho dos seus colaboradores?

Essas são algumas questões que as empresas precisam pensar, analisar para conseguirem reter seus talentos, incentivando o desenvolvimento contínuo e buscando medir os resultados em tempo real. E como conseguir isso!!

Podemos detalhar diversas respostas para responder às perguntas acima, mas acho que podemos resumir em dois itens que estão interligados, que é a cultura e ferramentas para fazer o processo funcionar.

Mudar a cultura da empresa, leva tempo, requer paciência e empenho por parte do RH e de todos os envolvidos.

Além disso, estamos em uma era tecnológica, com muitas ferramentas a nossa disposição no mercado, mas nem sempre esses softwares conseguem fazer uma análise detalhada do desempenho do colaborador.

Na maioria dos casos os gestores não tem todas as ferramentas em um mesmo software, dificultando a análise por ter que buscar informações de várias plataformas e depois copilar em um documento, ou porque as ferramentas não se conectam, não tem integração entre elas, fazendo com que o usuário tenha que buscar as informações em cada ferramenta manualmente e copila-las em um documento.

Desafio:

Permitir que o Gestor tenha acesso às informações dos seus colaboradores, onde conseguirá avaliar, acompanhar, medir, desenvolver e chegar ao resultado final satisfatório ao final do processo, é essencial para possa criar novas estratégias, visando no crescimento da empresa e colaborador.

Isso é fácil, não, requer um trabalho em equipe para que o processo aconteça de forma correta e todos possam ganhar. Para facilitar tudo isso vou descrever um exemplo:

Podemos começar descrevendo nos planos de Cargos e Salários, quais são as habilidades, competências técnicas e comportamentais, quais são os treinamentos necessários, os requisitos mínimos, o perfil comportamental para o cargo.

Com essas informações disponíveis, o Gestor começa analisar se o perfil de seu colaborador está aderente ao cargo. Com essas informações em mãos, ele poderá fazer um planejamento para sua área e/ou equipe, tais como:

  • Fazer uma Avaliação 90°,180° ou 360° para avaliar e medir habilidades técnicas, comportamentais de cada cargos;
  • Realizar uma Pesquisa na empresa ou na sua área;
  • Desenvolver seus colaboradores com treinamentos, cursos, palestras, etc;
  • Fazer contratações mais assertivas, mas aderentes aos cargos buscando candidatos com perfis mais aderentes ao cargo;
  • Criar um PDI juntamente com o colaborador, fazendo um acompanhamento e medindo as ações planejadas no período;
  • Estipular plano de Metas para cada colaborador;
  • Fazer uma análise comportamental, para conhecer quais são os pontos positivos e negativos, dessa forma, poderá encaixar o colaborador em um cargo ou função mais aderente ao perfil e a seus pontos fortes;
  • Fazer ciclos de feedbacks, melhorando a comunicação entre Gestor e colaborador;
  • Fazer o planejamento de Sucessão;

As ações acima, foram uma parte pequena do que o Gestor poderá fazer, se tiver disponível todas as informações em uma só plataforma, onde essas informações são integradas, ou melhor, interligadas entre as ferramentas, proporcionando ao Gestor uma compilação de dados, onde poderá acompanhar e medir a evolução do seu time em tempo real.

Precisamos utilizar a tecnologia como aliada para mudar aos poucos cultura dentro de uma empresa, mostrando para o Gestor as vantagens de formar equipes de trabalho engajadas, visando melhorias contínuas em processo, desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador.

*Faça uso da Inteligência Artificial, cruze informações e obtenha insumos relevantes.

Quando temos as informações à nossa disposição, de forma clara e objetiva, fica mais fácil para o Gestor analisar, avaliar, acompanhar e medir o resultado final. Ele terá insumos para pontuar os pontos positivos e negativo de cada estratégia e planejamento realizado, buscando sempre melhorar os resultados.

Ficaram curiosos com o assunto e querem saber mais? Nós podemos te ajudar!