Gestão

Você conhece o tal do People Analytics?

Qual significado de People Analytics:

É fundamental ratificar que People Analytics NÃO é uma ferramenta ou um software. 

Trata-se de uma metodologia cujo princípio é a coleta, a organização e a análise de dados aplicada à gestão de pessoas para que se possa ter uma visão mais ampla e estratégica, conhecendo do papel de cada colaborador dentro de uma empresa.
Seu objetivo é melhorar a qualidade da tomada de decisão, a partir da coleta e do cruzamento de informações.
Com isso, é possível reconhecer fraquezas, ameaças, baixa de produtividade, rotatividade, bem como talentos, forças e oportunidades.

Como começou o People Analytics:

 

Mike West
O termo foi criado pela Google, Mike West, um dos membros fundadores do primeiro People Analytics na empresa, conta que foi uma questão de lógica, pois como na Google a área de Recursos Humanos é chamada de People Operations, a área de Analytics de RH só poderia ser chamada de People Analytics.
3 de out. de 2018 – Fonte Google

People Analytics seria um Big Brother?
Usar as palavras “pessoas” e “dados” na mesma frase, pode soar estranho, não é mesmo?

 

Gerar números e informações com base na análise dos indivíduos pode conferir um caráter de objeto de estudo ao ser humano.

Obter dados significa, de certa forma, monitorar…
Recolher dados e compará-los, gera insights…

Porém, convenhamos, a sua empresa já fica de olho nos funcionários, a grande (e problemática) diferença é que esse processo nem sempre é formalizado e estruturado (Gestão People Analytics).

Comece seu dever de casa, montando as camadas que envolvem o ciclo People Analytics:

1 – Determine um objetivo
2 – Colete os dados
3 – Defina métricas e indicadores
4 – Encontre a correlação entre os dados
5 – Preveja o futuro

Trazendo para a prática, vamos trazer um Case de um Cliente Cingo, em que a combinação desse Ciclo, ajudou na resolução de um problema:

Estudo de Case

Problema:
Aumento de Abono de Horas e Horas Extras devido ao atraso na chegada dos colaboradores.
Como podemos ver na imagem predominantemente os colaboradores que estavam chegando atrasados, residiam no mesmo bairro (Vila Nova).

 

Indo mais a fundo na causa raiz do problema foi diagnosticado que o motivo estava atrelado ao formato de condução dos colaboradores para se deslocarem até a empresa.
Sendo assim a empresa optou em fretar um recurso próprio de descolamento, diminuindo em 40% assim as horas extras e aumentando a produtividade em 20%

Não basta medir, mensurar é necessário analisar, interpretar para que possamos tomar ações assertivas e resolutivas. People Analytics e o cruzamento de informações irão potencializar os resultados, metas e objetivos de muitas instituições.

Rodrigo Lima

Marketing e Estratégia Mercadológica – Cingo

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