A modernização do setor comercial ajudou a criar várias configurações distintas de profissionais que atuam na área. Em um mundo cada vez mais dinâmico, é preciso otimizar os esforços para extrair o máximo de desempenho dos profissionais.
Muitas vezes os profissionais são classificados como personas, aonde cada persona tem qualidades e características que estão atreladas ao seu cotidiano de trabalho.
Mas antes de começarmos você conhece a definição da palavra Hunter Comercial?
Como o próprio nome já diz (hunter é caçador, em inglês), este é o(a) vendedor(a) que é responsável por trazer novos clientes para a empresa, ou seja, prospecção ativa.
Agora que sabemos o significado da palavra Hunter Comercial, vamos entender quais são as principais características desse perfil de profissional:
Com um estilo mais agudo e agressivo nas vendas, este vendedor deve conhecer muito bem o seu produto e não ter medo de falar com pessoas novas, fazer networking, muitas reuniões e bater na porta das pessoas.
Com uma iniciativa mais forte e uma personalidade mais dominadora, o vendedor hunter pode ser a peça que faltava para fazer seu time comercial.
Uma das maiores dores das equipes comerciais é prospectar e gerar leads qualificados e o perfil Hunter certamente ajudará a potencializar a quantidade de leads na boca do funil.
Se você já assistiu ao filme “O lobo de Wall Street”, deve conhecer a famosa frase do personagem Mark Hanna:
“Show me the MONEY!”
Essa frase resume bem o que é o vendedor hunter: um profissional muito ambicioso e extremamente focado nos resultados (financeiros).
Conheça as 10 dicas presentes em um vendedor Hunter:
- Organização – Sem organização, a dinâmica simplesmente não funciona.
- Resiliência – Habilidade de se adaptar aos obstáculos.
- Networking – Capacidade de gerar relacionamento e conectar contatos.
- Competitividade – Se adapta bem a metas e gosta de se sobressair perante a concorrência.
- Saber ouvir – Grande diferencial para geração de insumos.
- Educa o cliente – De forma consultiva, mostra que está ao lado do cliente para tomada da melhor decisão.
- Analytics – Faz uso de KPI e indicadores para ser mais estratégico.
- Capta Leads – Desenvolve planejamento para que possa buscar leads em mercados pouco explorados.
- Seja persuasivo – Saiba convencer as pessoas, utilize argumentos lógicos ou simbólicos.
- Especialista – se posicionar como um especialista que entende do que está falando e que atua como um guia para o cliente.
Além dos vendedores Hunter, existem também os vendedores denominados Farmer e o Closer, em nossos próximos artigos detalharemos melhor esses outros tipos de vendedores.
É importante destacar que para estruturarmos uma forte equipe precisamos trabalhar outros conceitos que vão além da classificação do estilo comercial.
Os líderes devem se preocupar com o longo prazo e procurar pensar na experiência do cliente, não apenas nas novas oportunidades de lucro ou expansão. Essa é uma visão mais completa da relação com os consumidores, pois esse é um dos segredos da venda.