Cada pessoa é única!
Utilizamos esta afirmação constantemente, principalmente quando falamos de temas relacionados a RH, para explicar as diferenças de pensamentos e expectativas.
O fato é que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais criam uma diversidade muito rica e complexa de comportamentos e personalidades, e isto é o que torna a afirmação realmente verdadeira.
E é no ambiente de trabalho, onde estas diversas personalidades se encontram para alcançar um objetivo comum, unidas a um cenário de habilidades individuais, perfis comportamentais distintos, e expectativas pessoais, que passamos a ter um grande potencial de conflitos.
Estes conflitos acabam sendo inevitáveis, mas a gestão eficaz pode transformar situações potencialmente prejudiciais em oportunidades para crescimento e melhoria. Ao identificar as causas dos conflitos, compreender suas conseqüências e adotar estratégias proativas para sua resolução, as organizações podem promover um ambiente mais colaborativo, produtivo e harmonioso.
Comece prestando atenção às diferenças de personalidade e estilos de trabalho. As diferenças nas formas de abordar tarefas e problemas podem levar a desentendimentos. Enquanto alguns preferem uma abordagem metódica e planejada, outros podem optar por métodos mais flexíveis e improvisados.
Este tipo de situação compromete a atenção dada às tarefas, diminuindo a produtividade, a eficiência e a qualidade do trabalho, além de afetar a moral os funcionários, levando a uma atmosfera de descontentamento e desengajamento.
Outro ponto importante a ser gerenciado é a comunicação. Falhas nas mensagens são as principais causas de conflitos. Mal-entendidos, falta de clareza nas instruções e informações incompletas podem gerar frustrações e disputas.
É vital estabelecer canais de comunicação efetivos e incentivar a transparência, além de realizar reuniões regulares e fornecer feedback construtivo. Disponibilize também manuais, políticas e regras claras sobre o comportamento esperado e os procedimentos internos.
Outro ponto que gera grande volume de conflitos são as divergências nas expectativas em relação ao desempenho, aos objetivos ou as metas individuais. Uma percepção de tratamento desigual ou injusto, principalmente quando falamos de reconhecimento, promoção ou recompensa, pode levar a ressentimentos e insatisfações.
Para evitar este tipo de problema, defina metas claras e certifique que todos compreendem suas responsabilidades e objetivos, sem ambigüidades, e faça revisões periódicas. Isto é o que chamamos de alinhar expectativas.
E por fim, como os conflitos ainda poderão ocorrer, implemente procedimentos claros para resolver conflitos, como treinar líderes e funcionários em habilidades como empatia, escuta ativa e negociação.