Gestão, RH 4.0

Quais os cuidados necessários no formato de Trabalho Hibrido?

 

Diante das novas realidades de trabalho, gerir e manter a cultura organizacional a distância tornou-se uma das principais preocupações de somente não apenas profissionais de RH, mas também dos gestores e CEOs das empresas.

Como ter sucesso nesta nova modalidade de trabalho?

O trabalho presencial, até hoje, foi o que ajudou a construir e a sustentar a cultura de muitas empresas. Com a pandemia e a adoção do trabalho remoto como regra, mudou os escritórios para sempre, com isso está nova modalidade de trabalho se tornou um desafio ainda maior.

Afinal, como sustentar a cultura quando as pessoas nem se veem no dia-a-dia?

O fato é que o trabalho híbrido muda o que conhecíamos, e levanta diversos questionamentos sobre como podemos melhorar a experiência dos colaboradores, gerando mais resultado para empresas.

Cuidar e manter o bem-estar dos colaboradores pode ser muito mais complexo quando as equipes estão em suas casas, vivenciando realidades diferentes e quando estão frequentando o escritório somente durante alguns dias da semana.

Pensando nessas dificuldades, listamos algumas dicas que poderão ser aplicadas, para que a rotina não se torne algo desgastante para os colaboradores e para empresa:

  • Tenha um objetivo compartilhado
  • Evite fazer várias reuniões
  • Mantenha contato com os times
  • Tenha uma boa comunicação
  • Mantenha os colaboradores engajados
  • Parabenize seus colaboradores pelo seu desempenho
  • Faça checklist semanalmente

O que podemos esperar do trabalho híbrido?

A boa notícia é que as empresas parecem estar abertas as formas mais flexíveis de trabalho. Sendo assim, a tendência dos profissionais atuarem pelo trabalho híbrido aumentará e as empresas que não estiverem preparadas para essa mudança vão perder a oportunidade de melhorar os resultados, ou manter colaboradores engajados.

A preferência pelo trabalho híbrido vai ao encontro de uma demanda por mais liberdade. Ainda que haja dúvidas e incertezas nesse novo cenário, os resultados indicam a importância de gestores e empresas caminharem em direção ao futuro, ouvindo e equilibrando as demandas de seus negócios e dos colaboradores.

As empresas precisam se reestruturar para este novo cenário, e a tecnologia é uma grande aliada neste processo, pois no trabalho híbrido, a gestão precisa de dados para entender o que está ocorrendo com suas equipes.

Importante, os colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos e metas da empresa, essa é uma etapa básica para que o colaborador consiga aumentar o desempenho de atividades e potencializar resultados.

 

 

Os principais pontos desta modalidade, está na sensação de segurança, maior flexibilidade, qualidade de vida e bem-estar, ocasionando motivação do colaborador e vontade de permanecer no quadro da empresa.

Olhar para essa nova realidade de formato híbrido, exige um esforço de desenvolvimento da empresa e do colaborador, representando a evolução e amadurecimento de todos os evolvidos.

Não podemos esquecer que os colaboradores precisam se sentir parte dos processos e das decisões na empresa. Eles não podem achar que, por estar em casa em alguns dias, estejam perdendo alguma coisa que esteja sendo tratada na empresa. Está sensação de pertencimento gera no colaborador o desejo por buscar desafios maiores na empresa, melhorando seu desempenho e entregando resultados positivos.