DHO, RH 4.0

Equilíbrio Emocional no ambiente de trabalho

Equilíbrio Emocional no ambiente de trabalho

 

Sabe quando o coração bate aceleradamente de uma forma repentina, quanto bate o medo de não dar conta, parece até que o ar falta nos pulmões, a fraqueza o cansaço e desgaste tomam conta de seu corpo. Essas sensações são comuns a você ou algum colega de trabalho?

No Brasil, 72% das pessoas sofrem com estresse no trabalho, entre as quais 32% estão em burnout, síndrome caracterizada por sensação de não dar conta de tarefas, indiferença ao trabalho e baixa satisfação profissional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população).

Existem diversas maneiras de lidar com profissionais de diferentes comportamentos e culturas. Uma das mais importantes é a liderança emocional, tema deste artigo. Veja a seguir do que ela se trata e como pode ser desenvolvida.

Você já se perguntou:

Por que apesar de sabermos o que tem que ser feito, por vezes não fazemos o certo?

A mente humana nem sempre é lógica e por isso muitas vezes temos dificuldade de encontrarmos algumas respostas.

“Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações. Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam seu caráter. E cuidado com seu caráter, pois ele se torna seu destino. O que nós pensamos, nós nos tornamos”

É a famosa Lei da atração, não é mesmo?

Mas foco no tema…

O que é liderança emocional?

O termo diz respeito à capacidade de um líder de compreender as emoções dos colaboradores. Com base nesse conhecimento, é possível gerar equilíbrio entre os processos da empresa e as boas relações no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo

Emoção: Ação instintiva, que passa pela percepção mental em frações de segundos e desencadeia reações orgânicas, que culminam em sensações físicas Medo, alegria, tristeza, raiva, surpresa e aversão.

Relação entre liderança emocional e inteligência emocional

Para liderar uma equipe, é preciso que o gestor saiba gerir as próprias emoções. Além disso, ele deve ser capaz de gerenciar problemas pessoais para que eles não interfiram na sua relação com os colaboradores.

Daniel Goleman é considerado por muitos um psicólogo especialista em equilíbrio e inteligência emocional bem como gestão de líderes.

Abaixo venho destacar fundamentos imprescindíveis para que um líder/gestor possa trabalhar melhor sua inteligência emocional.

  • Autoconhecimento Emocional
  • Conhecimento profundo de seus “gatilhos” e “limites”;
  • Percepção de seus valores e propósito de vida.

 

  • Autocontrole
  • Autocontrole é equilíbrio e não supressão das emoções;
  • Cada sentimento tem o seu valor e significado.

 

  • Automotivação
  • Domínio dos fatores intrínsecos que geram a motivação;
  • Percepção dos fatores que atrapalham a automotivação e se são controláveis.

 

  • Empatia
  • Entender a “questão” pelo “olhar” da outra pessoa;
  • Selecionar a melhor forma de falar aquilo que precisa ser dito;
  • Ser resiliente, mas sem se omitir.

 

  • Habilidades sociais
  • É a sua habilidade de relacionamento interpessoal, ou seja, a prática dos quatro pressupostos inicias;
  • Não gerar, potencializar ou apreciar o conflito. Foco na solução, criação de pontes e busca de objetivos comuns;

90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados às competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola. (Daniel Goleman)

RH 4.0 e suas ferramentas:

Os sistemas de Gestão de Pessoas estão cada vez mais robustos, permitindo assim ao profissional de RH uma análise mais aprofundada e em tempo real dos colaboradores/líderes/exemplos dentro de uma organização.

Na maioria dos sistemas/soluções que medem e analisam a gestão de desempenho, temperatura e clima vem embarcado em seu módulo funcionalidades de analytics contribuindo assim para que seja possível entrar na causa raiz de eventuais problemas e corrigi-los com um tempo de resposta assertivo.

 

Lembre-se, não importa qual seja a situação, você sempre pode escolher como você reage a ela.

Por isso, parar e pensar é uma forma muito eficiente ou perfeccionista  e saia do piloto automático.

 

“O Feito é melhor do que o Perfeito” – Allan Peron

 

Desacelere, saia um pouco de cena sempre, pois só assim você tem um maior discernimento sobre o contexto como um todo.

Os, líderes, tem um papel muito importante, tem grandes responsabilidades no desenvolvimento dos nossos times.

Está em suas mãos apresentarem ferramentas, ofereceram suporte e serem exemplos para proporcionar assim ambientes mais saudáveis emocionalmente.

Equilíbrio Emocional, Inteligência emocional, seja no âmbito corporativo ou pessoal, busque encontrar as chaves certas para destravar os cadeados que o impedem de crescer.