A gestão de desempenho é uma das principais estratégias que as empresas utilizam para promover o talento entre seus colaboradores. O objetivo é melhorar os resultados da equipe, motivar os funcionários e aperfeiçoar suas habilidades.
A importância desta estratégia está na possibilidade de identificar e reter talentos, melhorar a comunicação dentro da organização e o desenvolvimento dos colaboradores, permitindo que sejam continuamente treinados e estabeleçam metas e objetivos.
Mas afinal, você sabe quais vantagens ela oferece para uma empresa? E como colocar essa estratégia em prática? Para ajudar você a esclarecer essas dúvidas e entender como o sistema Cingo pode ajudar na gestão de desempenho da sua empresa, confira o conteúdo que preparamos sobre esse assunto tão relevante.
O QUE É GESTÃO DE DESEMPENHO?
A gestão de desempenho é o processo de feedback e comunicação contínua entre gestores e colaboradores para garantir que os objetivos estratégicos da organização sejam alcançados.
A gestão nem sempre precisa focar em toda a organização: ela pode desempenhar suas funções focando no desempenho de departamentos ou funcionários, ou colocar processos em prática para gerenciar tarefas específicas. Mas, em última análise, tudo isso deve estar alinhado com os objetivos maiores da organização.
O conceito de gestão de desempenho evoluiu desde que apareceu pela primeira vez como um conceito. O que antes era um processo anual, agora está em transição para uma gestão contínua, frequentemente atualizada e integrada a outras ações.
Também é importante perceber que a automação desempenha um papel muito importante na gestão hoje e muitos dos processos envolvidos podem ser otimizados para gerenciar estrategicamente o desempenho dos colaboradores
MAS AFINAL, PARA QUE SERVE A GESTÃO DE DESEMPENHO?
A gestão de desempenho visa melhorar, como o nome já diz, o desempenho de uma empresa, alinhando os objetivos da mesma com as expectativas dos colaboradores, considerando que a soma de todos os esforços dos colaboradores é fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais.
Dessa forma, a estratégia busca atingir determinados objetivos organizacionais, que são:
Ter colaboradores com metas alinhadas
Gestores e funcionários devem saber exatamente o que a organização espera deles. Eles também devem saber como serão avaliados. Afinal, honestidade na relação colaborador x empresa é absolutamente essencial.
Incentivar a evolução dos colaboradores
Com isso, saber gerenciar cargos e salários é um ponto fundamental. Afinal, os colaboradores perceberão as intenções da empresa para o seu crescimento profissional e pessoal, ficando mais entusiasmados e engajados.
Esse processo tem dois resultados incríveis: melhorar o atendimento que os profissionais prestam e aumentar o engajamento deles com o trabalho.
Ter domínio acerca dos resultados exigidos
O segredo aqui é a conversa. Com uma avaliação bem documentada, você obterá sinais valiosos de comprometimento e comportamento de seus colaboradores.
Assim, pode-se criar um plano com objetivos detalhados e feedbacks contínuos para que eles tenham uma compreensão clara do que deve ser feito e o que a empresa espera do serviço prestado e de seu desenvolvimento pessoal.
Analisar a performance dos colaboradores
Os dados coletados devem ser usados para formar uma classificação comparativa do desempenho de cada colaborador em uma base contínua de análise e monitoramento.
Aqui, portanto, a gestão de desempenho exerce um papel vital, trazendo métodos baseados na cultura organizacional que ajudarão a avaliar os colaboradores adequadamente.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA GESTÃO DE DESEMPENHO
Melhor identificação e aproveitamento de talentos
A gestão de desempenho permite que os funcionários desenvolvam e realizem continuamente todo o seu potencial e talentos.
Embasamento para realização de treinamentos
Monitorar o desempenho individual e coletivo torna mais fácil determinar o que indivíduos e equipes precisam desenvolver e envolver ações de desenvolvimento que abordem com precisão as lacunas identificadas.
Contratações mais efetivas
Um processo de gestão de desempenho bem definido ajuda as empresas a ter controle total sobre suas necessidades internas. Assim, além de determinar o momento certo para contratar, a empresa saberá exatamente o que precisa para os candidatos.
Diminuição do turnover
Por meio desse processo, as empresas estão investindo tempo e recursos para melhorar continuamente o nível dos profissionais. Isso faz com que os colaboradores tenham um desempenho melhor e os faz querer permanecer na empresa.
Equipe mais engajada
É por causa da preocupação da empresa com o seu desenvolvimento, e por ser sempre desafiada a dar o melhor de si, que colaboradores e equipes estão altamente engajados.
Elevação da produtividade
O desenvolvimento contínuo e o feedback confiante ajudam os funcionários a se ajustarem a pequenas falhas em suas vidas diárias, aumentando assim a produtividade. Além disso, os problemas podem ser identificados e resolvidos antes que eles surjam.
Aumento da vantagem competitiva
Devido à combinação de todos os fatores acima e ao fato de todo o processo estar totalmente alinhado aos objetivos organizacionais, podemos considerar a gestão de desempenho como uma poderosa ferramenta para melhorar também a vantagem competitiva.
COMO TORNAR A GESTÃO DE DESEMPENHO MAIS EFICIENTE?
A gestão de desempenho é um processo muito importante. Em muitas empresas, no entanto, permanece sujeito à subjetividade, viés inconsciente ou requer tempo e esforço significativos do RH para articular e organizar.
Por isso, cada vez mais as organizações querem ter sistemas que automatizem, otimizem e tornem todo o processo mais eficiente!
Com um software ou um sistema adequado que também pode ser armazenado na nuvem, é possível acompanhar a evolução individual de cada profissional e ter uma visão holística da empresa.
O gerenciamento contínuo também pode ser facilitado com acesso em tempo real às métricas, o que ajuda a transformar esse processo em algo mais objetivo e produtivo para gestores, colaboradores e RH.
FAÇA A GESTÃO DE DESEMPENHO DA SUA EMPRESA COM O SISTEMA CINGO
Para alcançar resultados satisfatórios é importante que o processo de gestão de desempenho seja feito de forma correta e transparente, e que todos os envolvidos no processo possam acompanhar, para que o resultado final seja positivo para ambas as partes.
Por isso, um sistema como a Cingo que proporcione agilidade, integração e gestão integral aos colaboradores, é essencial para melhorar a qualidade da empresa, pois através dele é possível:
- Substituir sua planilhas e formulários avulsos;
- Identificar talentos e tomar decisões assertivas;
- Dá aos gestores e colaboradores a chave para destravar seu potencial;
- Acompanhar todo o Ciclo de Desempenho;
- Avaliar o desempenho, fazer pesquisa de clima, OKR/Metas, PDI, feedback, entre outros.
Dê um passo à frente e leve a sua empresa para o futuro de forma prática e segura com o sistema Cingo!