Gestão, Não categorizado, Sucessão

A importância de um Plano de sucessão bem estruturado

 

O processo de planejamento de sucessão precisa ser considerado como parte do planejamento estratégico de qualquer organização. Nesse sentido, o planejamento da sucessão é uma forma de planejar o futuro das pessoas dentro da empresa, criar uma visão de futuro para todos e colaborar com a retenção de talentos.

Faz parte do Plano de Sucessão a criação de mapa de profissionais com potencial para ocupar posições de liderança em cada passagem da carreira, contribuindo assim, para a sustentabilidade do negócio.

Possuir uma trilha de aprendizagem estruturada é fundamental para que os colaboradores possam ter um caminho mais assertivo a seguir.

 

Mapeando profissionais e seus potenciais

A Cingo é uma empresa que cresce anualmente de forma exponencial, e está dentro do seu planejamento crescer um percentual acentuado no seu quadro de funcionário nos próximos dois anos. É natural que com esse crescimento surjam algumas novas cadeiras nas áreas de gerência/coordenação, logo é necessário mapear possíveis colaboradores que podem ter aptidão para assumir tais cargos e ir preparando gradativamente os mesmos para esse upgrade de skills.

Formas que podem contribuir para identificação de profissionais com alto potencial:

 

PDI

O PDI é uma ferramenta indispensável para empresas que buscam saltar de patamar, impulsionando o crescimento e o nível de competitividade no mercado

Trata-se de um método usado pelas empresas para desenvolver profissionais de acordo com suas necessidades e ambições.

É cada vez mais comum nas organizações, se tornando um recurso importante no setor de RH. Em nossa ferramenta, colaborador, RH e Gestor conseguem visualizar em tempo real a evolução do colaborador. Afinal, para seu negócio se destacar, o desenvolvimento dos profissionais é peça-chave.

 

Matriz de Versatilidade:

Nossa Matriz apresenta as competências de cada funcionário de uma organização permitindo uma fácil visualização de sua aptidão em realizar determinadas tarefas, além dos treinamentos necessários a serem realizados para potencializar o colaborador

 

DISC

Permite acompanhar sua evolução corporativa comportamental do profissional.

As análises dos resultados podem direcionar a uma realocação interna de

colaboradores de forma assertiva., auxilia a liderança para que tenha tratativa mais eficiente com sua equipe, extraindo o melhor de cada membro.

 

9BOX

Utilizar-se de critérios objetivos – avaliação de desempenho, análise de currículo, ferramentas de análise comportamental, etc.

Juntar o racional/analítico a subjetividade é o caminho mais curto para decisões assertivas, e o 9Box Cingo oferece uma visualização ampla e cognitiva, embarcada a uma inteligência artificial.

 

Em um processo de sucessão é importante ter clareza nos seguintes pontos:

1) nos critérios;

2) nas etapas;

3) no desenvolvimento do programa;

4) e na forma de dar feedback aos profissionais envolvidos no processo

 

Os desafios que geralmente são apresentados em um processo de sucessão, são:

1) Falta do envolvimento da liderança;

2) Avaliação superficial e/ou subjetiva dos elegíveis;

3) Falta de clareza de que a sucessão é um processo, portanto, não há garantia de “cadeira/posto”, devendo os elegíveis manter esta consciência ativa;

4) Escassez de profissionais com potencial;

5) Receio do profissional que detêm o conhecimento, em transmiti-lo aos potenciais sucessores

Águias não voam com os Pardais.
Não dê voos rasantes, voe no alto junto com os Gaviões.
Ande com os melhores e à medida que eles prosperem a tendencia é que mais hora menos hora você prospere também.

“Uma administração terá falhado se a sua sucessão falhar.”

Petter Drucker

 

Autor: Rodrigo Lima

Marketing e Estratégia Mercadológica