Passo a passo para realização de um feedback eficiente.
Gerir pessoas e equipes não é uma tarefa fácil, nos dias atuais é fundamental manter os colaboradores engajados e o feedback nada mais é do que uma forma de trazer insumos e informações em tempo real para eventuais ajustes de percurso.
Conceito de Feedback
Feedback é definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, técnicas, comportamentos, tarefas, entre outros.
Benefícios:
- Melhoria da gestão de pessoas e equipes.
- Monitoramento do processo de desenvolvimento.
- Maior fluidez da comunicação e do alinhamento para resultados.
- Consigo delegar com mais controle.
- Ganho de tempo para atividades mais elaboradas e estratégicas.
- Agrego valor ao meu perfil profissional.
Formato de feedback na ferramenta
Nos dias atuais, muitas empresas estão preocupadas com o engajamento do colaborador, fazer com que ele se sinta envolvido sendo parte do processo e motivado.
As principais ferramentas de gestão de desempenho, possuem ambientes compartilhados, aonde colaboradores tem a oportunidade de externar seus feedbacks para os demais colegas de trabalho.
Um feedback positivo muitas vezes impacta em uma injeção de animo estimulando o desenvolvimento pessoal do colaborador.
Com tantas novas metodologias de gestão e plataformas digitais de comunicação, parece que ferramentas como o feedback 1:1, em que líder e colaborador conversam olho a olho, acabam sendo deixadas um pouco de lado.
Existe um desperdício aí, pois a reunião cara a cara é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento pessoal e a melhoria contínua nos processos e no clima organizacional.
Além disso, o feedback 1:1 é mais uma oportunidade de alinhar o colaborador com a cultura e o mindset que a empresa tenta transmitir. Aliás, esse é um dos principais desafios da gestão de pessoas nos tempos atuais.
Formato Feedback Sanduiche
A estrutura do feedback sanduíche é composta por uma mensagem difícil no meio de duas mensagens positivas ou elogios. Ou seja, você monta um “sanduíche” com um elogio, um feedback e finaliza com mais um elogio. Mas a mensagem que verdadeiramente se deseja transmitir é o “recheio”.
Segue 3 etapas:
- Destacar os pontos positivos;
- Mostrar os pontos que precisam ser melhorados;
- Concluir com palavras de encorajamento.
Questionamentos importantes após a conversa inicial:
- Como você se sente em relação…
- O que sua equipe pode fazer para você performar melhor…
- O que eu, enquanto seu líder posso fazer para lhe ajudar?
Após o processo do feedback é importante fazer o FOLLOW UP
- Deixe pré agendado a próxima reunião de feedback;
- Faça um follow up por meio de perguntas, isso vai aprimorar o processo e os procedimentos;
- Resgate as questões do feedback: qual é o status da sua tarefa; O que você concluiu ou aprendeu desde o nosso último encontro?
- Estimule a proatividade e o comprometimento: o que você pode fazer para caminhar em direção aos resultados desejados? Posso contar com você para atingirmos essas metas?
Qual frequência?
Após algumas rodadas e o amadurecimento da equipe, você poderá diminuir a frequência para um feedback formal a cada seis meses. Na minha opinião, o prazo máximo entre essas conversas. Estabelecidos formato e prazo dos feedbacks formais, o importante agora é entender a rotina dos feedbacks informais.
Neste momento entram as ferramentas de Gestão de Desempenho, para aquecer o feedback informal, auxiliando com pequenos estímulos recorrentes de valorização de ações ou feitos.
Todos precisamos ciclicamente de um empurrãozinho extra!!!
Agora que você já conhece mais sobre feedback e aprendeu dicas para exercitar essa atividade, é hora de colocar em prática para incentivar o crescimento pessoal do outro e também o seu próprio. Aproveite!