Feedback

Passo a passo para realização de um feedback eficiente.

Passo a passo para realização de um feedback eficiente.

 

Gerir pessoas e equipes não é uma tarefa fácil, nos dias atuais é fundamental manter os colaboradores engajados e o feedback nada mais é do que uma forma de trazer insumos e informações em tempo real para eventuais ajustes de percurso.

Conceito de Feedback

Feedback é definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, técnicas, comportamentos, tarefas, entre outros.

Benefícios:

  • Melhoria da gestão de pessoas e equipes.
  • Monitoramento do processo de desenvolvimento.
  • Maior fluidez da comunicação e do alinhamento para resultados.
  • Consigo delegar com mais controle.
  • Ganho de tempo para atividades mais elaboradas e estratégicas.
  • Agrego valor ao meu perfil profissional.

Formato de feedback na ferramenta

Nos dias atuais, muitas empresas estão preocupadas com o engajamento do colaborador, fazer com que ele se sinta envolvido sendo parte do processo e motivado.

As principais ferramentas de gestão de desempenho, possuem ambientes compartilhados, aonde colaboradores tem a oportunidade de externar seus feedbacks para os demais colegas de trabalho.

Um feedback positivo muitas vezes impacta em uma injeção de animo estimulando o desenvolvimento pessoal do colaborador.

 

 

Com tantas novas metodologias de gestão e plataformas digitais de comunicação, parece que ferramentas como o feedback 1:1, em que líder e colaborador conversam olho a olho, acabam sendo deixadas um pouco de lado.

Existe um desperdício aí, pois a reunião cara a cara é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento pessoal e a melhoria contínua nos processos e no clima organizacional.

Além disso, o feedback 1:1 é mais uma oportunidade de alinhar o colaborador com a cultura e o mindset que a empresa tenta transmitir. Aliás, esse é um dos principais desafios da gestão de pessoas nos tempos atuais.

Formato Feedback Sanduiche

A estrutura do feedback sanduíche é composta por uma mensagem difícil no meio de duas mensagens positivas ou elogios. Ou seja, você monta um “sanduíche” com um elogio, um feedback e finaliza com mais um elogio. Mas a mensagem que verdadeiramente se deseja transmitir é o “recheio”.

Segue 3 etapas:

  1. Destacar os pontos positivos;
  2. Mostrar os pontos que precisam ser melhorados;
  3. Concluir com palavras de encorajamento.

Questionamentos importantes após a conversa inicial:

  1. Como você se sente em relação…
  2. O que sua equipe pode fazer para você performar melhor…
  3. O que eu, enquanto seu líder posso fazer para lhe ajudar?

Após o processo do feedback é importante fazer o FOLLOW UP

  • Deixe pré agendado a próxima reunião de feedback;
  • Faça um follow up por meio de perguntas, isso vai aprimorar o processo e os procedimentos;
  • Resgate as questões do feedback: qual é o status da sua tarefa; O que você concluiu ou aprendeu desde o nosso último encontro?
  • Estimule a proatividade e o comprometimento: o que você pode fazer para caminhar em direção aos resultados desejados? Posso contar com você para atingirmos essas metas?

Qual frequência?

Após algumas rodadas e o amadurecimento da equipe, você poderá diminuir a frequência para um feedback formal a cada seis meses. Na minha opinião, o prazo máximo entre essas conversas. Estabelecidos formato e prazo dos feedbacks formais, o importante agora é entender a rotina dos feedbacks informais.

Neste momento entram as ferramentas de Gestão de Desempenho, para aquecer o feedback informal, auxiliando com pequenos estímulos recorrentes de valorização de ações ou feitos.

 

Todos precisamos ciclicamente de um empurrãozinho extra!!!

Agora que você já conhece mais sobre feedback e aprendeu dicas para exercitar essa atividade, é hora de colocar em prática para incentivar o crescimento pessoal do outro e também o seu próprio. Aproveite!