Aculturamento - Endomarketing, Não categorizado

Como aculturar os profissionais da empresa?

Muito tem se falado dentro do ambiente corporativo sobre aculturamento, mas afinal o que significa esse tal de aculturamento?

“A cultura corporativa é formada pelos valores e comportamentos de uma organização, abrangendo modo de pensar, de agir e a visão do negócio. Além de alinhamento entre os colaboradores e a empresa, a cultura visa engajamento e inspiração”.

Qual a diferença entre aculturação e imposição?

A aculturação não pode ser feita por meio da imposição, deve ser algo espontâneo e genuíno. Um exemplo notório é a colonização da América em que os europeus impuseram de maneira hostil os seus costumes aos povos que aqui viviam.

O aculturamento é uma filosofia, vai muito além de um quadro na parede com Missão, Visão, Valores, vai muito além de menções no Website ou frases soltas em um Onboarding de um novo colaborador. O aculturamento é algo que está intrínseco, que faz parte da essência das pessoas, quando somos crianças nossos pais lapidam bons princípios e caráter e costumamos seguir os exemplos por eles praticados.

Como potencializar o Aculturamento Corporativo:

  • Essa atividade pode ser executada predominantemente pelo RH e Marketing, disseminando a comunicação para os gestores e guardiões, para então alcançar todos os colaboradores. Quem não é visto não é lembrado, fortalecer esses princípios no dia a dia é fundamental.
  • Exemplo, o exemplo costuma vir de cima para baixo, um gestor ou um líder evangelizando ou aculturando práticas ou processos geram exemplos e muitas vezes somos exemplos de nossos pais, padrinhos ou líderes.

O uso de Ferramentas:

Implementar ferramenta de pesquisa tanto para clientes internos como externos são importantes ações a serem efetivadas.

A Cingo trabalha através de sua ferramenta Codes, ações tanto para os clientes externos (base), quanto para nossos clientes internos (colaboradores).

Ela nos ajuda a medir a eficiência junto a nossos clientes:

  • Mensurar nossos atendimentos e a partir disso, gerar capacitação para nossos profissionais.
  • Medir a efetividade das ações e gerar indicadores de satisfação.
  • Alcançar a excelência nos atendimentos e consequentemente o sucesso do nosso cliente.

Ela nos ajuda a medir a percepção e satisfação do colaborador para com nosso ambiente de trabalho:

  • Ajuda a diminuir a rotatividade dos colaboradores na empresa.
  • Funcionários mais engajados se tornam mais produtivos. Como consequência, a empresa consegue atender melhor os seus clientes e, dessa forma, se destacar dos concorrentes e elevar o seu potencial competitivo.
  • gestão de crise, ou gerenciamento de crise, consiste em um planejamento estratégico que tem por objetivo identificar e avaliar potenciais riscos que afetam o crescimento de um negócio.

É importante ressaltar que independente do nosso nível hierárquico dentro de uma organização, temos que ter pertencimento, tratar o empreendimento como nosso, pois assim teremos mais êxito de chegar aos nossos objetivos e metas.

Os clientes são nosso bem maior, afinal eles impactam diretamente no pagamento de nossos salários no início do mês, ou seja, a grosso modo diminuição de clientes impacta em redução de custo e aumento de cliente impacta em investimento em ferramentas, gestão e pessoas.

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

 Simon Sinek