Não categorizado

Como utilizar indicadores do RH para tomar decisões mais assertivas

Você sabe como utilizar indicadores de RH para tomar decisões mais assertivas?

Em primeiro lugar, é importante entender que os indicadores de RH, também conhecidos como indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs), são responsáveis por medir o desenvolvimento e as métricas da área de Recursos Humanos.

A principal maneira de utilizar indicadores para tomar decisões mais assertivas, é descentralizá-los para os verdadeiros responsáveis pela gestão dos colaboradores. Vale ressaltar também que existem diversos tipos de indicadores, como cada estratégia possui um foco, eles devem ser traçados de acordo com a estratégia da organização, em paralelo às metas da empresa. Para isso, é preciso considerar que eles sejam mensuráveis, relevantes e acionáveis, com ações práticas, caso precisem ser alterados.

A análise dos indicadores são importantes desde a contratação dos funcionários até para mantê-los engajados, motivados e em constante desenvolvimento dentro da equipe. Entretanto, é preciso considerar que a liderança e a organização como um todo, também refletem no desempenho das pessoas que compõem a pirâmide organizacional.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, abaixo listamos alguns dos principais KPIs e como os produtos da Cingo podem evitar ou solucionar possíveis problemas.

Turnover, rotatividade e retenção de talentos

A alta rotatividade dentro de uma organização não é um bom sinal, por isso, observar esse quesito contribui para saber se o processo de recrutamento está sendo assertivo, bem como, entender se os líderes estão desempenhando um bom papel em cada time.

Dentro dessa questão deve-se analisar também quais os motivos dos desligamentos, a fim de traçar planos de ação e calcular a taxa de turnover.

Contar com uma equipe que permaneça na empresa, fortaleça o ambiente de trabalho e alcance as metas definidas, é importante não apenas para diminuir a rotatividade, mas também para aumentar a produtividade.

O cálculo desse indicador, o turnover, é realizado a partir dos dados de movimentação (entrada e saída de funcionários) e o seu número total. Se essa média não estiver boa, pode significar que a empresa esteja perdendo conexões com os clientes e capital intelectual.

Como solução, o sistema Cingo oferece produtos voltados ao Ciclo de Gente, que auxilia desde o desenvolvimento individual à retenção de colaboradores, como também oferece diversas soluções voltadas para Entrevista de Desligamento e Analytics para analisar a causa-raiz de cada questão.

Inclusive, reter talentos também é um indicador que exige atenção, já que esse é um dos fatores que tornam as vagas mais atrativas, fazendo os colaboradores terem interesse em evoluir dentro da organização, assim como pessoas de fora passam a desejar fazer parte da equipe. Pensando nisso, a ferramenta de Avaliações e Treinamentos do sistema Cingo são especializadas para preservar e desenvolver bons profissionais, garantindo melhores retornos para a empresa.

Clima organizacional

Como ferramenta de pesquisa e exploração para detalhar o turnover, também pode-se aplicar uma Pesquisa de Clima para medir a qualidade do ambiente de trabalho organizacional.

Através desse indicador é possível entender como está a percepção dos funcionários sobre o bem-estar deles e como são tratados, além da satisfação e engajamento.

Indo além, entender o nível de satisfação da equipe com relação ao clima e à cultura da empresa é um dos outros caminhos possíveis para atrair e reter mais talentos.

Para entender essa métrica, é importante que sua empresa saiba como deseja se posicionar no mercado. Ou seja, quais são os seus valores, missão e visão.

Ter esses conceitos bem estabelecidos, além de ajudar a manter o foco, ajuda a identificar quem está adequado à empresa e quem não está. Se forem identificados funcionários sem fit cultural, entende-se que ele precisa ser avaliado com mais atenção.

Uma das formas de fazer essa avaliação é através de ferramentas como o Cingo, que mensura o nível de satisfação de cada um dos funcionários por meio de perguntas simples e objetivas, onde fica registrado o histórico dessas pesquisas, possibilitando acompanhar a evolução e além de serem eletrônicas e confidenciais, proporcionam um formulário totalmente configurável e dinâmico.

Treinamentos

Quando uma empresa decide investir na capacitação de seus colaboradores, ela o faz para que eles proporcionem retornos com base nas metas propostas. No entanto, para entender se as metas estão sendo alcançadas, o RH usará essa métrica para medir a produtividade da equipe que está sendo treinada.

Dessa forma, é possível entender e detectar se os investimentos estão gerando resultados e medir a eficácia e o desempenho dos funcionários, onde o sucesso de um investimento pode ser visto através de uma variedade de índices, como taxa de abandono, taxa de persistência e sessões de treinamento per capita.

Além disso, esse cálculo pode ser feito com o apoio de outras métricas de RH, cuja finalidade é avaliar o impacto do treinamento na empresa, pois, ter um time alinhado e capacitado a partir de treinamentos, aumenta a produtividade, a qualidade e reflete diretamente no faturamento da empresa. Com os Treinamentos, proporcionados pelo sistema Cingo, gargalos serão identificados de maneira mais evidente e as avaliações aplicadas otimizam as atividades, podendo excluir falhas frequentes.

É justamente por isso que muitas organizações investem em sistemas inovadores de treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores como forma de motivá-los e aprimorá-los. Nesse contexto, é importante citar que o processo de e-learning é uma abordagem que evolui junto com os avanços tecnológicos proporcionados pela transformação digital.

Atualmente, o e-learning ocorre por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, utilizando as ferramentas e recursos das plataformas digitais, principalmente na distribuição, gestão e comunicação de conteúdo.

Do ponto de vista de um colaborador, o e-learning corporativo também pode ser pensado como um processo pelo qual um funcionário acessa um conteúdo específico por meio de um ambiente virtual de ensino onde um tutor deve auxiliá-lo em tarefas e outras atividades.

Invista na ferramenta Cingo e tome decisões mais assertivas

Somos especialistas, focados em soluções tecnológicas direcionadas à Gestão Estratégica de Pessoas, Colaboração e Descentralização. Quando o assunto é relacionado aos indicadores de RH e gestão de pessoas, nos adaptamos à realidade de cada organização, proporcionando um amplo modelo de gestão, métricas e indicadores do sistema Cingo.

Trabalhamos com uma ampla experiência na elaboração e entrega de soluções para Gestão Corporativa, temos como propósito levar ao mercado soluções de tecnologia, por isso, proporcione o melhor para a sua empresa: escolha a Cingo e acerte nas decisões!