Budget RH, Planejamento

Dicas para controlar o Budget do seu RH

 

Na reta final de ano é comum estar em voga assuntos como Planejamento Estratégico do próximo ano e o Budget impacta diretamente na montagem do Planejamento.

Assumir o controle de suas finanças não é uma tarefa fácil. Se gerenciar despesas pessoais é difícil no dia a dia, imagine uma grande corporação com muitos custos e demandas envolvidas. Manter uma gestão orçamentária suficiente para atender às necessidades da empresa sem cortar ou reduzir gastos, é certamente um desafio.

No entanto, é possível e a palavra-chave para isso é planejamento. Ao prever despesas, custos e metas, as empresas têm uma visão clara do que realmente está acontecendo. Tudo isso é organizado e visualizado no budget, o orçamento da empresa. Além do planejamento orçamentário, é preciso acompanhar os resultados ao longo do tempo.

 

O que é Budget Empresarial?

Em suma, o objetivo de um budget empresarial é:

Previsão de receita: criar um orçamento para ajudar a estimar o valor que a empresa ganhará na forma de receita, vendas e lucros;

Planejar as despesas: um orçamento é uma forma de atribuir tarefas às despesas da empresa para que se tenha uma justificativa para cada centavo gasto;

Ter responsabilidade: ter um orçamento permite avaliar os planos de gastos em relação à realidade, para que possa ver se está realmente atendendo às expectativas da empresa.

 

Planejamento para o Budget de RH

O budget pode ajudar a delinear o que o setor fará no próximo ano, tornar tudo mais organizado, mais claro e até ajudar nas apresentações ao conselho. Isso porque é possível demonstrar exatamente o valor que precisa apresentar para ajudar a validar os orçamentos de RH.

Utilize um sistema que controle seu orçamento/Budget, efetue contratações e desligamentos pautados em sua projeção de faturamento.

Os indicadores são as principais armas do RH e Gestores, pois lhe dão argumentos palpáveis para saber onde remediar e decidir qual rumo seguir.

 

 

O que Consta num Budget de RH

Para planejar adequadamente o orçamento de recursos humanos é necessário levarem consideração todos os custos fixos de pessoal e operações específicas, como:

  • Salário, Benefícios, Impostos, Hora Extra;
  • Feriados, Endomarketing;
  • Benefícios e Riscos trabalhistas;
  • Portal, Gestão de comunicação interna, Comitês e fóruns;
  • Premiações (PPR, Tempo de Casa);
  • Ações de engajamento de funcionários;
  • Pesquisas de clima, Pesquisas de avaliação de desempenho;
  • Cargos e Salários, Metas e PDI;
  • Processo seletivo, Onboarding, Integração e Desligamento;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Fluxos e Workflows;
  • Ferramentas/Fornecedores visando automatização/digitalização do processo;
  • Sistemas de Gestão (Analytics, Dashboard, Indicadores);

A duração do plano de orçamento de RH também depende do modelo de negócios. Empresas mais consolidadas tendem a ter um plano de longo prazo com definição anual. Por outro lado, empresas mais iniciais ou menores tendem a ter um plano de curto prazo definido semestralmente.

A Tecnologia como Aliada

Cada ponto citado nesse post possui sua relevância para a gestão, porém a forma como tudo será organizado não deve ser menosprezada. Muitos gestores ainda recorrem às planilhas eletrônicas para controle de gestão e orçamento, mas esse formato oferece inúmeros riscos.

Dependendo da quantidade de dados inseridos nas planilhas, a consolidação das informações é lenta e pode apresentar falhas no processo, oferecendo resultados que não condizem com a realidade.

Como o Sistema Cingo pode contribuir:

Muitas empresas estão aderindo o uso de softwares e sistemas, pois auxiliam na realização de todos os recursos citados acima, de forma otimizada.

O Sistema Cingo possui funcionalidades específicas para uma gestão financeira mais ágil, segura e eficiente, já que automatizam o processo orçamentário, proporcionando uma tomada de decisão mais eficaz.

As informações estão disponíveis aos usuários, na palma da mão, ou seja, em todos os dispositivos, inclusive adotando o sistema de alertas, emitindo notificações aos gestores para que eles possam tomar as devidas ações.

Use o sistema como seu aliado, restrinja certas ações, solicite autorizações quando forem solicitadas ações fora do padrão, evitando assim eventuais problemas de budget.

Automatize processos no Workflow. Qualquer ação tomada, como por exemplo, admitir ou desligar um colaborador, é integrada com o orçamento da empresa. O próprio sistema ajuda a serem tomadas decisões assertivas sem que ultrapassem o budget de determinada área, o que ajuda a prevenir eventuais gastos.

 

Viu só como é possível manter o budget ajustado com muito mais efetividade e com excelentes resultados, através do sistema Cingo.