Gestão, Turnover

Como reduzir Turnover na sua empresa?

Atualmente ouvimos falar muito em Turnover, que nada mais é, que medir o fluxo de entradas e saídas de funcionários, a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores em uma empresa.

A redução de turnover tem sido um grande desafio para as empresas, pois o processo para recrutar e admitir novas pessoas para determinadas funções pode ser algo desgastante, pois envolve várias áreas da empresa, o que pode gerar resultados negativos.

Mas, ao mesmo tempo, manter os funcionários satisfeitos, também é outro grande desafio, o que requer muita criatividade e empenho, para criar maneiras diferentes para engajar e manter seus colaboradores.

 

Mas afinal o que podemos fazer para reduzir a rotatividade?

Podemos destacar várias estratégias ideais para reduzir a rotatividade, mas, precisamos ser realistas, nem todas as empresas estão preparadas para fazer as mudanças necessárias, ou implementar novas estratégias, pois isso demanda de tempo, dedicação e até mesmo custo.

Acho que a primeira pergunta que devemos fazer é, quais motivos levaram os colaboradores a pedirem demissão?

Essa pergunta pode gerar várias respostas e deverão ser analisadas por pessoas qualificadas e que se preocupam com um todo.

A alta taxa de turnover gerar resultados negativos tanto para empresa como para o colaborador, que não sente confiança, pois o histórico da empresa demonstra instabilidade e insegurança. Além disso, a empresa perde oportunidade de ter bons colaboradores nas suas equipes, colaboradores que poderão desempenhar papeis importantes, trazendo ideias, inovações, habilidades e experiencia gerando resultados positivos.

Para a empresa o prejuízo maior gerando resultados negativos, podendo também gerar perdas financeiras.

 

 

Quem aqui, não conhece uma empresa que não fez uma entrega porque o colaborador pediu demissão, e não tinha outra pessoa para assumir a função que o cargo exigia?

Por este motivo que reduzir o turnover é essencial!

 

Por conta disso, separei 8 Estratégias que podem fortalecer este vínculo entre a empresa e colaborador:

1) Ofereça aos colaboradores benefícios reais. Não ofereça algo que não possa cumprir, isso gera frustração.

2) Realize treinamento, capacitações para que os colaboradores se sintam preparados e confiantes em suas funções. Perceba que esta ação faz com que a produtividade também aumente.

3) Faça um plano de carreira na sua empresa. Deixe claro para os colaboradores as oportunidades de crescimento.

4) Ofereça uma remuneração competitiva. Em muitos casos, o custo para contratar uma pessoa apta ao cargo é elevado.

5) Converse, fortaleça as Lideranças para elas poderem auxiliar a empresa neste processo. Em muitos casos, os líderes, gestores são exemplos para os colaboradores. Façam com que incentivem seus subordinados a fazer e buscar o melhor, sem o medo de serem passados para trás.

6) Melhore o clima organizacional, melhore a comunicação interna na sua empresa. Deixe seus colaboradores cientes de algumas situações positivas e negativas. Eles fazem parte da empresa, sem essas “pessoas” não teriam crescimento e resultados positivos.

7) Conversem, ouçam colaboradores, façam feedbacks. Os colaboradores precisam saber o que podem melhorar, onde erraram, como podem corrigir.

8) E por fim, e algo que acho importante, elogie, incentive seus colaboradores a serem melhores profissionais, melhores pessoas. Incentive a buscar o melhor e deixa claro que a empresa está disposta a ajudar nesta busca.

Essas são algumas estratégias que podem ser adotadas pela empresa, e custo de algumas delas, se torna muito baixo, comparado ao reflexo negativo que é gerado, quando a empresa tem um alto turnover.

Isso tudo também, não garante que o colaborador não peça demissão, mas garante que ele pense antes de tomar essa atitude.

 

Então lideres, gestores, RHs e CEOS, quanto vale investir em seus colaboradores?

Vou dar uma dica, pouco. Pois, os resultados positivos gerados, serão bem maiores.