Carreira

Trilogia: a evolução do programa de treinamento e desenvolvimento nas empresas

Atualmente, um dos maiores desafios das empresas perante os diversos impactos da transformação digital é o desenvolvimento de seus colaboradores. E olhando por este ponto de vista, podemos dizer que o programa de Treinamento e Capacitação deixa de ser visto como um custo para empresa, e se torna uma estratégia para reter talentos e ampliar a competitividade dos negócios.

Cada vez mais ouvimos falar Hard Skills e Soft Skills, para quem não conhece os termos, tem um breve resumo do significado:

Hard Skills – são as habilidades técnicas que desenvolvemos e adquirimos através de uma educação formal e treinamentos

Soft Skills – são as habilidades relacionadas ao comportamento, a maneira que nos comunicamos e nos expressamos.

Será que sabemos qual é a importância do treinamento para as empresas e seus colaboradores????

Quando falamos em Treinamento, logo pensamos que os benefícios são somente para a empresa que está provendo treinamento ou capacitação, e quando o colaborador não estiver atuando na empresa, não poderá usufruir desse treinamento.

Quero dizer que estamos errados em pensar dessa forma, pois, como diz um velho ditado:

“O conhecimento é a única coisa que ninguém pode te roubar, a única coisa que ninguém pode tirar de você, conhecimento é uma virtude e sua ignorância é simplesmente um fato“

As empresas são feitas de pessoas, tal como, estão em constante mudanças sejam elas sociais tecnológicas, econômicas e políticas, e essas mudanças impactam na adaptação nas empresas, e por consequência os colaboradores também precisam acompanhar as mudanças que ocorrem dentro da empresa e no ambiente externo.

Essas mudanças estão transformando o mercado de trabalho competitivo e em constante evolução, e este é um dos motivos que as empresas estão investindo cada vez mais em pessoas ágeis, empreendedoras, que assumem risco e fazem as coisas acontecerem.

Os benefícios que o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores trazem, são fundamentais para as empresas e os indivíduos que a constituem, fazendo com que ocorra mais produtividade, competitividade e qualidade. Contudo, podemos acrescentar que os colaboradores mudam a mentalidade e motivação positivamente, fazendo com isso, vontade de aprender e desenvolver suas habilidades profissionais, para que evoluam cada vez mais em sua vida pessoal e profissional.

 O Treinamento foca no indivíduo e não significa apenas disponibilizar informação ou aprendizagem de conhecimento, habilidades ou atitudes, é oferecer conhecimento para que os colaboradores possam aprender novas atitudes, novos conceitos, competências, destrezas, ideias e soluções que incentive a mudar seus hábitos de comportamentos e assim se tornar, mais eficazes naquilo que fazem.

Para que as empresas se preparem para prover Treinamento e Capacitação com qualidade para seus colaboradores devem ter ferramentas que auxiliem o RH no processo de LNT.

Devem estar se perguntando, o que é LNT? Para quem trabalha na área de RH já sabe o que é, mas para quem nunca ouviu falar, LNT é Levantamento da Necessidade de Treinamento. Este é o primeiro passo para desenvolver Treinamento e Capacitações com qualidade para seus colaboradores.

Na LNT é realizado o levantamento das necessidades ou carência de treinamento a serem feitas pelos colaboradores. Nesta etapa é identificado o nível atual de competência, habilidade e conhecimentos para uma área específica ou para empresa.

Após esse levantamento é realizada a elaboração do programa de treinamento e Capacitação, onde se avalia o tipo de treinamento, orçamento, conteúdos programáticos, instrutor, local do treinamento entre outros.

Após fazer os processos de LNT, fazer a programação do treinamento é hora de executar, e para isso, tem-se uma gama de opções para transmitir as informações e desenvolver as habilidades descritas no programa, podendo ser por EAD, presencial, entre outros.

Visões do Portal de Treinamento
Portal de treinamento – Perfil Colaborador
Portal Treinamento por Treinamento – Perfil Gestor

E por fim, para confirmar se o Treinamento atingiu seu objetivo, faz-se uma avaliação, onde se avalia a eficácia, aprendizado e o desempenho dos colaboradores que participaram do Treinamento.

Falamos de uma forma bem resumida o que é um programa de treinamento e capacitação, pois, este assunto é amplo e está em constante evolução.

Diante disso, não podemos esquecer que o processo para desenvolver um Treinamento, seja interno ou externo, gera esforço por parte do RH que deverá administrar essas informações. Finalizando assim pela busca por Softwares que facilitem e agilizem o processo de Treinamento, trazendo autonomia para o RH, gestores e colaboradores, permitindo visualizar, solicitar e acompanhar os treinamentos disponíveis na empresa que atua.

Investir em treinamento e capacitação é uma forma inteligente, mas não basta somente investir, temos que acompanhar a  evolução do colaborador após o Treinamento e é isso que vamos ver na trilogia 2…

Autora:

Luciângela Fontana

Consultora de Negócios – Cingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.