Gestão, Marketing, RH 4.0

Transformação Digital – Inteligência de Mercado

 

A transformação digital das organizações e na vida das pessoas em geral não está mais na fase de “e se acontecer”, pois já é realidade. Algumas empresas, que já ou só nascem digitais, assim como alguns cargos.

 

Relatório do Linkedin aponta crescimento acentuado na demanda por profissionais capacitados em marketing digital no Brasil. (EXAME)

 

5 dados que mostram o crescimento do Marketing Digital:

  • 25% de crescimento de mercado em 2020/2021
  • Mais de 13 milhões de consumidores novos em e-commerces
  • Brasil é o mais popular Mais de 127 milhões nas redes sociais
  • No Brasil mais de 200 bilhões de buscas mensais no Google
  • Mais de R$12,59 bilhões investidos no setor

 

Fala aí R Lima:

O Marketing Digital está cada vez mais atrelado as áreas de GROWTH das empresas, aonde a inteligência de mercado efetuada por esse profissional, traz insumos pertinentes para montagem de estratégias comerciais cada vez mais assertivas.

inteligência de mercado está para o marketing como as pesquisas de intenção de voto estão para a política.

Estudo sobre o cenário a partir do qual gestores podem tomar decisões com margens mais altas de acerto.

Parafraseando o célebre professor e gestor Peter Drucker:

“O conhecimento tornou-se o principal recurso econômico e a fonte dominante, senão a única, de vantagem competitiva.”

  1. Acima de tudo saiba onde você ou sua empresa estão situados no mercado.
  2. Tenha seus concorrentes próximos.
  3. Faça uso da análise Swot e tenha ela como seu aliado sempre.O objetivo dessa estratégia de marketing é perceber tudo o que está acontecendo fora da empresa, a fim de ampliar sua presença no mercado e força competitiva e isso só é possível através do monitoramento, coleta e análise de dados que são convertidos para embasar as decisões apoiadas em inteligência.

 

Você ainda não acredita que a Transformação é um processo galopante?

Você já escutou uma Fita Cassete?

Nem sempre foi fácil mapear e escolher seu filme/série favorita! Você já assistiu filmes em Fita VHS?

Você tem um álbum com as fotos das férias?

Você gostava das propagandas de TV, que apareciam no intervalo do seu programa preferido?

Existia vida sim antes do WORD e ela chama-se Máquina de Escrever! E você já usou?

Você já recebeu um telegrama ou uma carta romântica?

O bom e velho jornal de domingo, sempre apresentava inúmeras vagas para segmentarmos!

 

A Inteligência de Mercado é uma abordagem relativamente nova. Ela se tornou mais acessível e possível graças às atuais tecnologias que possibilitaram a geração e a coleta dos mais variados dados e informações, como o Power BI, Big Data, Analytics, Dashboards, Inteligência Artificial, CRM entre outros. Tenha em sua empresa colaboradores com a visão voltada para Inteligência de Mercado, faça uso de sistemas/softwares que possam gerar insumos ricos para uma melhor tomada de decisão.