Plano de Carreira, Sucessão

Plano de Sucessão é para Hoje!

 

 

Ter um Plano de Sucessão é essencial para garantir a continuidade e o sucesso de uma organização a longo prazo. Entretanto, mais que pensar apenas na futura ação de substituição de um profissional por outro, um planejamento sucessório é uma ferramenta de contínuo desenvolvimento humano.

Com ele podemos estimular o crescimento e o desenvolvimento dos profissionais, demonstrar a eles que a empresa está investindo em seu desenvolvimento e reconhece seu potencial, e criar uma cultura de crescimento e estabilidade, incentivando o comprometimento e a lealdade.

Um plano de sucessão bem elaborado envolve identificar talentos, desenvolver suas habilidades, criar planos de carreira claros e preparar uma estratégia de transição suave para garantir que a empresa esteja sempre pronta para os desafios do futuro.

É assim essencial que a empresas adote ações de mapeamento, identificação e desenvolvimento de habilidades e competências de seus colaboradores através da combinação de abordagens como:

  • Avaliações de Desempenho: Realizar avaliações periódicas e constantes para analisar o desempenho dos funcionários, identificar suas habilidades, pontos fortes e áreas de melhoria.
  • Feedback Amplo: Obter feedback de múltiplas fontes, incluindo colegas de trabalho, supervisores e subordinados, para obter uma visão abrangente das habilidades e competências de um funcionário.
  • Autoconhecimento: Permitir que os funcionários avaliem suas próprias habilidades e competências, destacando sua percepção sobre suas forças e áreas para desenvolvimento.
  • Acompanhamento de Projetos e Performance: Observar o desempenho dos funcionários em projetos específicos para identificar habilidades que foram aplicadas com sucesso.
  • PDI Consensual: Realizar encontros específicos para discutir planos de desenvolvimento, metas e aspirações de carreira dos funcionários.

Por fim: conhecer melhor cada profissional ajuda a empresa a entender melhor sua força de trabalho, possibilita o desenvolvimento individual, a tomada de decisões estratégicas e a construção de uma cultura organizacional mais sólida e preparada para o futuro.