DHO, Recrutamento

Otimize o processo de contratação com tecnologia

 

Nem sempre é fácil para recrutadores e profissionais de RH contratar colaboradores excepcionais que se encaixem na cultura da empresa. Um processo de seleção bem-sucedido geralmente precede um bom
recrutamento, incluindo a estruturação e divulgação do cargo, a atração de talentos e a escolha das ferramentas e métodos de seleção corretos.
Para otimizar esses processos, a tecnologia é sempre uma boa aliada, pois proporciona maior grau de confiança nos resultados e também auxilia os profissionais de RH em etapas importantes, como testes comportamentais e psicológicos que mapeiam as competências do candidato.
Para que você possa entender como a tecnologia ajuda a otimizar processos de contratação, quais benefícios ela proporciona e como o sistema Cingo contribui para isso, nós preparamos este e-book recheado de informações sobre o tema. Confira!

 

A tecnologia como aliada do RH

A tecnologia em RH vai desde a automatização de processos simples até a organização de tarefas, minimizando erros e tarefas repetitivas, ajudando os profissionais de Recursos Humanos a recrutar, gerenciar colaboradores de forma centralizada e economizar tempo.
Ter uma mão de obra qualificada e alinhada aos objetivos organizacionais é um dos pilares do desenvolvimento da empresa. Diante disso, os departamentos de RH devem trabalhar para otimizar os processos de recrutamento e seleção para encontrar e contratar os profissionais certos para compor suas equipes. É por isso que a tecnologia de RH é tão importante.
O uso de ferramentas e soluções tecnológicas pode colaborar para a tomada de decisões mais decisivas com base em dados, reduzindo a rotatividade e possíveis perdas ao contratar pessoas que não possuem as competências necessárias para a função ou uma cultura corporativa adequada.
Além disso, o uso da tecnologia garante maior flexibilidade e liberdade aos profissionais de RH, auxiliando na criação de um RH estratégico.
Os processos manuais podem ser automatizados, permitindo que as equipes dediquem tempo e energia ao desenvolvimento de estratégias para que candidatos e colaboradores tenham uma ótima experiência com a empresa e construam um relacionamento de sucesso para ambas as partes.

 

Benefícios da tecnologia para o setor de RH das empresas

Do recrutamento à avaliação de candidatos, os profissionais de RH precisam equilibrar os objetivos organizacionais para serem capazes de implementar estratégias que tragam soluções e benefícios para a empresa.
Como resultado, a tecnologia está começando a adicionar mais agilidade e eficiência aos processos e ajudar as pessoas a gerenciar de várias maneiras.
Métodos que eram trabalhosos e antiquados há muito tempo podem ser feitos hoje com um clique e com resultados à prova de erros humanos. De fato, a tecnologia trouxe maior eficiência aos processos da indústria, e o tempo gasto na execução de muitas atividades agora pode ser dedicado a tarefas que realmente trazem resultados efetivos para a empresa – como planejamento e tomada de decisões. Além disso, com sistemas como a Cingo, é possível fazer o compartilhamento social da vaga visando uma maior interação e uma
comunicação multiplataforma.
Nessa perspectiva, conseguimos perceber que a tecnologia não está substituindo o trabalho dos recursos humanos, mas ajudando os profissionais a desenvolver trabalhos cada vez mais complexos em menos tempo, para que assim se possa ter foco nas decisões fundamentais de uma empresa. Portanto, todas as soluções técnicas que auxiliam no processo de seleção podem e devem ser utilizadas em conjunto, pois todas possuem importantes vantagens de otimização de tempo, além da precisão do processo – o que melhorará ainda
mais o fluxo de trabalho. Confira algumas situações onde a tecnologia pode atender os processos de
contratação de uma empresa:

Otimização de tarefas

A maioria das atividades manuais de recrutamento e seleção podem ser
automatizadas, como a criação do pool de talentos mais rico e a comunicação
com os candidatos. Essa medida agiliza o processo, evita que o recrutamento
demore muito para ser concluído e otimiza o tempo dos profissionais de RH,
como por exemplo, no onboarding algumas atividades são aceleradas, envio de
documentação, assinatura eletrônica de documentos como direito de imagem,
entre outros. Assim como a parte de solicitação de vagas que tem um fluxo
automatizado que acelera o processo, pois é todo digital e minimiza erros, pois
passa por mais pessoas e permite amarrações que não permitam que a
solicitação vá adiante caso saia do padrão de budget.

Monitoramento e análise de resultados

As ferramentas e soluções de tecnologia de RH coletam, cruzam e armazenam
dados obtidos durante o processo seletivo para que as equipes de RH analisem
os resultados e a eficácia do recrutamento e seleção.
Como a Angel, uma ferramenta que também mede o desempenho dos
funcionários e a entrega da empresa, fazendo um dossiê com um comparativo
entre vaga x candidato x predicados, trazendo assim os melhores candidatos ao
RH ou Gestores de uma forma já filtrada.
Além disso, gestores e candidatos podem acompanhar o status e andamento da
vaga, entendendo o processo com clareza e prevenindo eventuais gargalos.

Decisões mais assertivas

Com os dados e a análise resultante em mãos, as empresas podem tomar
decisões de negócios mais confiantes, seja contratando novos cargos ou
reestruturando cargos.
Essa medida ajuda a aumentar a produtividade da organização, pois os papéis
dos colaboradores serão totalmente coordenados para garantir bons
resultados.
Inclusive, o DISC disponível no sistema Cingo, pode ajudar a mapear melhor o
candidato, se ele vai se encaixar com o cargo ou com a cultura da empresa, se
existe propensão para um eventual cargo de liderança, caso seja necessário,
além dos relatórios que trarão insumos necessários.

Redução de custos

As decisões mais seguras evitarão situações que possam causar algum prejuízo
financeiro à empresa, como a contratação de profissionais de baixa qualidade e
situações que não condizem com a cultura da empresa.
Dessa forma, elimina a necessidade de novas contratações, investimentos em
empreendimentos e gastos excessivos com cursos ou treinamentos, afinal, com
recursos técnicos, eles podem ser ensinados online e utilizados de diversas
formas.

 

Como usar a tecnologia no RH e otimizar processos

A fase de mudança, onde o processo de contratação tradicional começa a abrir as portas para a tecnologia, muitas vezes pode-se tornar um pouco complicado para o setor de RH da empresa, entretanto, para que esse processo seja mais fácil, é importante alguns prontos, como:

Identifique as necessidades
O primeiro passo para ter mais recursos humanos técnicos é identificar quais são as necessidades da empresa e onde ela precisa evoluir para determinar quais tecnologias são mais adequadas para o cenário.

Ressalte a importância da tecnologia
Além do departamento de RH, toda a empresa precisa entender a importância da tecnologia para a empresa. Portanto, cabe aos profissionais de RH investir na comunicação interna para apresentar a ideia aos colaboradores e informá-los de como as novas medidas podem otimizar seus respectivos cargos.

Capacite os colaboradores
Novas ferramentas devem ser introduzidas gradativamente no dia-a-dia dos funcionários, e eles devem ser treinados para trabalhar com elas. Invista em recursos e treinamentos para se adaptar a novas situações.

Com apenas um pequeno investimento, o trabalho diário de uma organização pode ser transformado para melhorar os processos da empresa. Por isso, ter a tecnologia como aliada, tornou-se indispensável.
O sistema CINGO fornece diversas soluções para o seu negócio em forma de ferramentas, reduzindo custos e agilizando processos. Atendendo a todo o ciclo de vida de um empreendimento, permite integração e comunicação entre todas as áreas da empresa, incluindo o RH e todo o processo de contratação através
do controle eletrônico de vagas e candidatos, banco de CV digital, organização do processo seletivo, controle de SLA e assertividade na contratação. Além disso, a solução de recrutamento possui todo um processo de onboarding e assinatura eletrônica, acelerando o processo e mantendo-o em uma única ferramenta.
Tudo isso de forma simples e integrado a um sistema que oferece aquilo que a sua empresa precisa.