Inteligência Mercadológica

Conceitos de Inteligência de Mercado

 

O que é a tal da Inteligência Mercadológica?

Também conhecido como Business Intelligence, a inteligência de mercado é o processo de captação de dados brutos (estejam eles estruturados ou não) transformando um conjunto de conhecimentos, que possam ser aplicados no negócio.

Desde que o marketing existe, ele faz uso de números para pautar estratégias e a parte operacional do trabalho.

Por isso, a inteligência de mercado deve funcionar por meio de ferramentas que permitam coletar, armazenar e extrair insights que possam construir dados estruturados.

Como surgiu a Inteligência de Mercado?

Embora seja uma estratégia muito utilizada nos dias atuais, o conceito foi criado na década de 1950, por Hans Peter Luhn, famoso pesquisador da época. Peter Luhn redigiu várias literaturas sobre “A Business Intelligence System”, ele já propunha a captação de dados usando recursos de automação. Em meados dos anos 80 esse processo começou a se popularizar com o inicio do uso da internet e a partir deste momento começaram a surgir profissões especializadas em inteligência de mercado.

Quem é o profissional de Inteligência de mercado?

Nas grandes empresas o responsável ou o setor responsável pela inteligência mercadológica é o profissional de marketing ou está sob o guarda-chuva do setor de marketing.

Isso porque cabe a este profissional mapear, segmentar e estudar o mercado em que sua empresa está inserida.

Também é uma de suas principais atribuições examinar/conhecer bem a concorrência, bem como fazer análises dos diferentes perfis dos clientes, ajudando, assim, a identificar oportunidades e ameaças.

Você sabia, que o IBOPE de televisão e as intenções de voto nas pesquisas eleitorais são também uma vertente da inteligência mercadológica?

Qual o segredo para obter ganhos através da Inteligência de Mercado?

Divida a estratégia, com a inteligência de mercado, você obteve insumos ricos, divida os mesmos para desenvolver um plano de ação que permita otimizar o processo, negócio e produto.

A sinergia entre setores é um dos grandes segredos para uma melhor assertividade. Aqui na Cingo as estratégias começaram a surtir mais efeito quando se trabalhou em pares, MARKETING, PRODUTO e COMERCIAL, trabalhando lado a lado o êxito nas campanhas é maior, pois não existem quebras de informação entre otimizações de produto e discursos comerciais. A partir do momento que três áreas pensam como uma só, mais rápido é o ganho em termos de evolução e competitividade mercadológica.

Conheça seu cliente, reconheça seu concorrente e saia na frente, estudar o terreno do qual você está inserido é o primeiro passo para que possas elaborar um planejamento eficiente que o leve para o sucesso.