Employee Experience

Como promover uma cultura de Employee Experience?

 

Novos conceitos e tendências surgem na mesma velocidade com que o mundo corporativo evolui.  Desta vez o tema é “employee experience”. A experiência do funcionário, se refere à jornada do colaborador na empresa, desde o on-boarding até off-boarding, passando por todos os aspectos da interação entre o indivíduo e a organização. Então, ter uma excelente employee experience tem ganhado muito destaque entre os profissionais, e por outro lado, as empresas vem buscando se adaptar ao conceito e buscam atrair, reter e motivar talentos, focando em melhor experiência porque perceberam que o impacto é positivo em seu negócio, gerando diretamente mais produtividade.

Melhore o employer branding, destacando os diferenciais da sua empresa.

Promova uma cultura de Employee Experience, no primeiro contato, no processo de recrutamento e seleção. É crucial que as pessoas já se sintam valorizados e bem-vindos desde o início, o que pode resultar em uma transição mais suave para a própria pessoa, equipe e cultura da empresa.

A melhor experiência, contempla também o desenvolvimento profissional. Fornecer oportunidades de aprendizado contínuo, treinamento e crescimento pessoal permite que as pessoas se sintam valorizadas e vejam um futuro promissor em sua carreira na organização.

Uma boa comunicação tem papel obrigatório para aqueles que buscam evoluir de maneira eficaz o processo de employee experience. Estabelecer canais abertos de comunicação, dar feedbacks, saber ouvir as preocupações dos colaboradores ajuda a construir relacionamentos sólidos e confiança. Além disso, incentivar a comunicação transparente e construtiva faz toda diferença no papel de evolução da melhor experiência.

A experiência é melhorada quando a cultura organizacional é também inclusiva, diversificada e que promova o bem-estar de todos. Dessa forma tem-se um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sentem mais engajados e motivados.

Fazem parte da melhor experiência, uma remuneração justa e benefícios que agreguem valor as pessoas. Valores competitivos, pacotes de benefícios atraentes e reconhecimento por desempenho são fatores que impactam diretamente e geram diferenciais na satisfação das pessoas.

Aqui temos um ponto muito importante e ao mesmo tempo uma nova tendência que ganhou força no cenário atual: O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Flexibilidade no local de trabalho, horários flexíveis, e apoiar a saúde mental dos funcionários, também contribuem de maneira bastante destacada para ampliar uma experiência positiva.

Importante reforçar que, uma cultura de Employee experience começa de cima para baixo, dessa forma, a liderança fará toda diferença e tem papel fundamental neste processo. Líderes que são acessíveis, inspiradores e que demonstram empatia têm um impacto profundo no engajamento e satisfação dos funcionários.

Por fim, a employee experience vai muito além de uma tendência. Já são percebidas no mercado muitas movimentações em busca das melhoras práticas voltadas para promoção da melhor experiência. Também já é possível afirmar que trata-se de um investimento estratégico a longo prazo. Empresas que priorizam uma employee experience positiva colhem os benefícios de equipes mais motivadas, produtivas e leais, que impulsionam o sucesso organizacional.

Considerando as informações deste blog, como você classificaria as práticas de Employee Experience em sua organização?