Quem aqui, já se deparou com uma vaga de emprego enquanto está navegando em alguma rede social? Todo mundo, independente se está ou não em busca de uma oportunidade de trabalho.
Hoje com o crescente aumento de acesso a internet, é normal ver anúncios de vagas de trabalho nas redes sociais. Este processo vem sendo muito utilizado como ferramenta pelas empresas e recrutadores na captação de candidatos, pois hoje empatamos muito tempo nas redes sociais.
Estudos comprovam:
Observou-se que o perfil que o usuário constrói no Linkedin pode ajudá-lo a ser convocado para um processo seletivo, contudo, não constitui fator determinante para a contratação. Percebe-se que a forma como os recrutadores buscam candidatos sofre influência do Linkedin, mas a forma de decidir finalmente pelo candidato, não.
Mas, não vamos romantizar este processo, pois nem tudo são flores, tem seus pros e contras para ambos os lados no compartilhamento de oportunidades nas redes sociais.
Para diminuir esses contras, vamos dar algumas dicas bacanas para você que quer compartilhar suas vagas nas redes sociais e dessa forma conseguir captar mais candidatos que se encaixem no perfil
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Avalie o seu público, analise o perfil da vaga antes de publicar/compartilhar para que dessa forma, consiga captar mais candidatos. Exemplo, se for uma vaga com perfil mais técnico, que exige mais conhecimento na área, com formação voltada para área, pode-se investir em uma rede social mais especifica como o LinkedIn.
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Detalhe o máximo que puder da vaga, dessa forma, evita que os candidatos que não estejam qualificados, não percam tempo entrando em contato para buscar mais informações e isso também auxilia os candidatos a fazerem uma autoanalise para verificar se encaixam no perfil da vaga.
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Compartilhe em grupos específicos das vagas, isso facilita a busca do candidato e auxilia o recrutador no momento em que está fazendo a gestão da vaga.
4) Por favor, se possível, simplifique a candidatura, já deixe descrito na publicação, como se candidatar para a vaga, e-mail de contato para tirar duvidas ou mesmo enviar seu currículo, deixe as informações claras e objetivas. Esse processo poupa tempo do candidato e do recrutador.
5) Outra coisa importante, comunique quando a vaga for preenchida, exclua a publicação, informe que o processo seletivo está encerrado, pois é muito desgastante para o candidato que está buscando uma oportunidade, mandar um currículo ou se candidatar e receber o retorno que a vaga já foi preenchida, o processo seletivo já foi encerrado. Além disso, perdesse tempo para dar retorno para os candidatos quando isso ocorre.
De nada adianta deixar a publicação ativa só para captar mais candidatos e/ou currículos, a empresa corre o risco de receber comentários e criticas negativas referente ao processo, isso acontece porque os candidatos querendo ou não criam expectativas, principalmente quando estão em busca de um trabalho…fica a dica!
6) Incentive o compartilhamento, seja mais humano, responda os comentários deixados na publicação isso demonstra empatia por parte da empresa e do recrutador.
A tecnologia está a nosso favor, vamos utilizar de uma forma, onde possamos agregar para empresa e candidato. Temos ferramentas de softwares para auxiliar desde da criação de uma nova vaga, no compartilhamento e publicação, a gestão e contratação do candidato, então vamos usufruir essas ferramentas.