Mapear as percepções dos profissionais sobre diferentes aspectos é uma fotografia que representa o pensamento, o sentimento e o pertencimento destes.
Pertencimento….
O que nos identifica como membros de uma determinada família é, geralmente, o sobrenome. Nas relações empresariais não é muito diferente e, normalmente, acabamos adotando o nome da empresa como nosso sobrenome profissional.
Sempre quando ligo para alguém de outra empresa me apresento com meu nome seguido do nome da empresa. Há alguns anos, numa dessas ligações, meu interlocutor levantou esse tema e falamos em como é fácil reconhecer alguém pela empresa que trabalha.
Também temos exemplos disso nos esportes quando identificamos atletas pelo seu time ou equipe, ou ainda pelo nosso País, como o “Airton Senna do Brasil”.
O site da FORBES (2019), nos traz “Quatro Maneiras de Promover o Sentimento de Pertencimento no Trabalho”, a qual recomendo a leitura na íntegra, são elas:
1ª) Criar aliados no trabalho,
2ª) Promova experiências de construção de empatia,
3ª) Estimule interações saudáveis,
4ª) Reflita sobre a exclusão verbalmente.
Acrescento, ainda, o fato da prática de colocarmos o nome da empresa como nosso sobrenome que cria um “Senso de Pertencimento” e esse “senso” é algo que os RHs das empresas precisam incentivar.
Conforme a área de negócio da empresa e seu tamanho, teremos diferentes pessoas trabalhando em cada ambiente. Isso exige dos gestores e do RH uma sensibilidade maior para entender e aplicar as melhores práticas e obter, com isso, o engajamento e comprometimento de cada colaborador fazendo com que ele tenha orgulho de “pertencer” à empresa e favorecendo a retenção de talentos, pois dificilmente alguém pede demissão de sua família.
Um formato cada vez mais usado pelas empresas é trabalhar com pesquisas de clima, que servem “medir a temperatura” dos colaboradores, seja em determinados locais (setores, departamentos, filiais) seja na empresa como um todo.
Em empresas de pequeno porte até é possível executar informalmente essa pesquisa de clima, entretanto nem sempre atinge o mesmo resultado que uma metodologia estruturada e informatizada.
A importância da “ferramenta” (sistema informatizado) com a habilidade de um RH voltado para pessoas faz da pesquisa de clima uma ótima aliada em entender melhor os colaboradores da família da empresa e o que traz satisfação para dedicar seu dia a dia à empresa.
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Há algum tempo, gerenciando uma empresa de terraplenagem de porte médio, pedimos em uma pesquisa de clima para que nossos colaboradores dissessem o que gostavam e o que esperavam da empresa.
Como resultado implantamos melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, além do uso do uniforme e do crachá da empresa, fazendo com que nosso pessoal estivesse destacado nas obras executadas e se sentindo valorizados pela empresa.
Isso culminou em vários feedbacks positivos de nossos clientes por reconhecerem nossos colaboradores com sua satisfação e seu comportamento exemplar, além da retenção de pessoal em uma área com intensa rotatividade.
Inclusive um colaborador nos disse que retornou para trabalhar na empresa porque aqui ele não era simplesmente um “recurso humano”, mas “membro da família”.
Ao atender necessidades simples, como uniforme e crachá, boa alimentação em qualquer localidade de trabalho e pequenas personalizações em máquinas e caminhões, criamos nos colaboradores uma identificação com a empresa, o que foi agregado com a receptividade, o clima de cooperação, a empatia dos líderes e gestores e a sinceridade nas relações trabalhistas, atos que melhoram o clima interno e fazem o colaborador se sentir numa “família”.
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Quais são as ações que você, gestor e empresa, tem feito para melhorar o clima interno e fazer com que todos se sintam parte da família? Como sua empresa consegue “medir” isso?
Quais são as ações que você, colaborador, tem feito para contribuir na melhoria do clima na sua empresa? Tem colaborado com sugestões de melhoria na execução do trabalho no ambiente organizacional?