Se formos olhar de uma forma mais ampla é certo que um trabalho eficiente e eficaz não precisa ser caro, ou seja, a qualidade dos resultados não está necessariamente atrelada aos altos custos mas sim à utilização otimizada dos recursos disponíveis, como tempo, pessoal e materiais.
Um bom planejamento e uma gestão adequada permitem que as atividades sejam realizadas de forma rápida e com menos desperdício, e a aplicação de criatividade, de tecnologia e de uma cultura de melhoria contínua, levam as empresas à alcançarem patamares mais altos de eficiência e eficácia.
Voltando ao tema original, a otimização do ciclo de recrutamento e seleção segue a mesma filosofia citada acima. Devemos buscar alcançar a eficiência e eficácia, garantindo contratações alinhadas às necessidades da empresa e reduzindo o tempo investido nas escolhas.
Como alcançar isto?
– Planejamento do Perfil do Candidato: possua descrições de cargos detalhadas, incluindo requisitos técnicos, responsabilidades, habilidades necessárias e competências desejadas. Isto não apenas acelera a abertura da vaga e o ciclo de seleção, mas é essencial também para o desenho da trilha de carreira de qualquer colaborador.
– Análise de Perfil Comportamental: considere não apenas habilidades e competências, mas também a afinidade comportamental do candidato com a vaga. Ter a pessoa certa para a posição certa começa por conhecer a compatibilidade do candidato com a vaga.
– Automatização do Processo: utilize uma ferramenta que gerencie os currículos, realizando a triagem inicial e permitindo uma organização melhor dos candidatos, e que apoie na seleção individual com base em testes online, questionários ou critérios personalizados.
– Eliminação de Retrabalhos: faça uso de um processo de admissão digital, coletando documentos em formato eletrônico, assinando contratos digitalmente e eliminando re-digitações ou cadastros manuais.
– Integração e Onboarding Assistidos: implemente um programa de onboarding dinâmico e individualizado, gerenciando as etapas do ciclo de forma integrada e transparente. Fornecer ao novo colaborador a capacidade de entender onde precisa chegar é essencial para o período de experiência dele.
Ao adotar essas práticas, as empresas podem tornar seu processo de recrutamento e seleção mais ágil e assertivo, além de garantir que os melhores talentos sejam atraídos e contratados.