Treinamento, tudo o que você precisa saber…

 

O eSocial é um projeto do governo que busca digitalizar e unificar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas. A fiscalização dos assuntos relacionados à área de Segurança e Saúde do Trabalho se tornará mais rigorosa, sendo obrigatórios enviar as informações de alguns treinamentos para o eSocial.

No total, são 14 os treinamentos exigidos pelas Normas Regulamentadoras, três deles são obrigatoriedade para empresas de todos os segmentos e os outros 11 abrangem somente empresas de segmentos específicos.

Conforme informações no manual do eSocial, os dados dos treinamentos de Nrs (Normas Regulamentadoras), devem corresponder ao que é obrigatório no sistema. Isso deve acontecer, pois é por meio do preenchimento das informações de treinamento do eSocial que poderá ser comprovada a condição dos colaboradores em capacitações básicas para a sua própria segurança no dia-a-dia.

 

Entre as informações exigidas pelo sistema estão:

  • Nome — denominação do curso
  • Código do curso — de acordo com a tabela presente no manual do eSocial
  • Ementa — contendo todos os assuntos ministrados durante o curso
  • Nome da instituição/Empresa/Profissional responsável — informações sobre quem prestou o treinamento
  • Período de realização — tempo em que o curso foi ministrado
  • Carga horária — total de horas de aprendizado ao final do curso

As novas exigências visam garantir que o curso ministrado cumpra com as expectativas e possa auxiliar realmente na segurança do ambiente de trabalho.

 

Além da Segurança e Saúde dos trabalhadores, estar em dia com as NRs traz vários benefícios para empresa, dentre elas:

  • Redução de Custo com multas, afastamentos, danos em maquinas, etc;
  • Mais qualidade de vida, pois mantem seus colaboradores motivados e produtivos;
  • Retenção de talentos, pois os colaboradores estão atuando em lugar seguro e saudável;

É lógico que reunir as informações dos treinamentos é algo complexo e que pode exigir muito de sua equipe de gestão, além aprendizado para trabalhar utilizando o eSocial.

Uma boa opção é buscar por uma solução de gestão que possa ajudar sua equipe, a prestar as informações exigidas pelo governo, como também realizar a administração eficaz dos treinamentos e capacitações da empresa.

Investir em Treinamentos é uma forma de garantir que o colaborador está alinhado com os valores e cultura da empresa. Ter um sistema que permite a gestão dos treinamentos, traz diversas vantagens para empresa, como:

  • Controle de prazos e/ou vencimentos dos Cursos
  • Conformidade com a Legislação
  • Segurança nas informações
  • Agilidade nos processos
  • Gestão dos cursos, formação de turmas, fornecedores, custos por área, LNTs ( Levantamento das Necessidades de Treinamento). Gerar certificados, etc…

Atualmente no mercado existe diversas soluções de softwares de gestão capazes de realizar a integração das informações entre a gestão dos treinamentos e as plataformas do governo, garantindo assim que sua empresa possa cumprir com todas as exigências e evitando multas.

 

 

Nossa solução possui um sistema integrado de notificações que de forma preventiva evita que tanto empresa quanto colaboradores possam ter problemas futuros.

Em resumo, um sistema de gestão de treinamento contribui para o crescimento da empresa e para integração dos colaboradores.

Quer conhecer ainda mais motivos para investir em uma sistema de gestão e quais são as forma de treinamento de temos disponíveis?  

 

Autora: Luciangêla Fontana

CS – Cingo

Cingo

Produzido pela equipe interna

Redes Sociais:
TwitterFacebookLinkedInYouTube