Plano de Carreira x PDI – Parte 01

Atualmente estamos sendo bombardeados com tecnologias e software que auxiliam na descentralização dos processos nas empresas, por isso, que neste texto vamos falar um pouco sobre profissionais, ou melhor, sobre as pessoas, pois elas são peças fundamentais para gerar bons resultados nos negócios.

Quando nos candidatamos a uma vaga de emprego, criamos perspectiva referente um plano de carreira. Essa perspectiva é fundamental para o seu desenvolvimento no cargo e na empresa, afinal, colaboradores engajados dedicam seu potencial e tornam a empresa mais produtiva.

O mercado anda escasso de bons profissionais e encontrar talentos que queiram seguir carreira e desenvolvê-los, adaptando-os às necessidades da empresa é um desafio de várias empresas, que nem sempre conseguem atrair, pois, mais importante que atrair esses profissionais, é reter e ajudar a se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

Afinal, quem aqui, não se sentiu um pouco perdido em determinados momentos sobre sua carreira?

Se ainda não tem uma resposta clara ou não faz ideia a respeito disso, vamos descrever de forma clara e objetiva como o Plano de carreira e PDI podem auxiliar os profissionais esta situação, ajudando a seguir nossos objetivos profissionais.

Vamos direto ao assunto:

O Plano de Carreira é uma ferramenta onde defini-se as possíveis posições que cada colaborador vai percorrer na empresa, além de determinar quais as competências necessárias para cada uma dessas posições na hierarquia e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição. Um dos principais foco do desta ferramenta é garantir motivação e comprometimento do colaborador, dando-lhe possibilidade de se desenvolver cada vez mais.

E o que falar do PDI?

Esta ferramenta deve ser desenvolvida de pessoa para pessoa, respeitando as necessidades de aprimoramento, os objetivos e o meio em que pessoa um está inserida, não esquecendo que também precisamos colocar metas e prazos para o nosso desenvolvimento individual. Desde modo, PDI funciona como uma espécie de GPS, nos dando, as coordenadas para onde quer chegar.

Ficaram curiosos para conhecer um pouco mais dessas ferramentas?

Aguardem, pois, vamos ter triologia, descrevendo as vantagens e benefícios dessas ferramentas e como podemos utilizar-las para atrair e reter profissionais para sua empresa, pois cada vez mais as pessoas procuram por um ambiente de trabalho que possibilite desenvolvimento contínuo, tanto pessoal e profissional.

 

Autora:

Luciângela Fontana

Consultora de Negócios

Cingo

Cingo

Produzido pela equipe interna

Redes Sociais:
TwitterFacebookLinkedInYouTube