O Momento do RH Tecnológico

 

A Tecnologia no RH

 

A tecnologia já faz parte da realidade na maioria das empresas, e isso trouxe uma expansão de ferramentas digitais especializadas no mercado de trabalho e com ela, o sonho de qualquer Gestor que é se livrar daquela pilha de papéis.

As empresas de diferentes segmentos têm vivenciado uma grande adaptação em decorrência das novas tecnológicas que surgiram, e não pense que o RH ficou de fora!

Hoje o RH é visto como um grande facilitador e impulsionador das mudanças que acontecem e impactam diretamente nas empresas, isso inclui conhecer e testar novas ferramentas e abordagens. É como se o RH fosse responsável pela constante administração da estrutura organizacional para que esteja preparada para as mudanças e inovações que estão disponíveis no mercado e as que estão por vir.

O que realmente sabemos sobre tecnologia em RH?

O termo faz referência às ferramentas que os profissionais de RH utilizam no seu dia-a-dia, de modo a proporcionar uma melhor experiência no trabalho, resolver um problema, atender a uma necessidade ou melhorar algo já existente.

Vamos destacar um ponto importante sobre o item “Os colaboradores devem querer utilizar esta ferramenta”, não importa o quão boa a tecnologia seja, se os colaboradores não quiserem usá-las, elas serão completamente inúteis. Então, não adianta investir dinheiro em uma tecnologia que promete milagres se ela não resolver uma dor, pois dessa forma, os colaboradores aprenderam a utilizar a ferramenta para benefício próprio.

Atualmente, existem muitos softwares, que permitem simplificar e otimizar os processos, reduzindo tempo e gastos desnecessários para gestão. A automação destes processos não só economiza tempo e dinheiro para a empresa, mas também reduz as oportunidades de erro humano, que poderiam ser evitados mais facilmente.

Um dos benefícios da tecnologia em RH, permite que a empresa tenha os processos de forma centralizada em uma única plataforma. Um software de RH completo, pode armazenar dados de forma segura e automatizar as tarefas diárias de maneira eficiente. Ou seja, desde funções comuns como folha de pagamento, benefícios, controle e gestão de horários e ausências, solicitação de férias, um canal para tirar dúvidas, além de organizar e planejar todas as etapas de Avaliação, Treinamentos e Recrutamento e Seleção.

Ferramenta Cingo – Digital Workplace (inúmeras funcionalidades em uma única solução)

 

Outro exemplo dos benefícios da tecnologia em RH, é no desenvolvimento de informações estratégicas, pois auxiliam na tomada de decisão e mostra onde estão os gargalos, apresentando caminhos para a solução desses problemas.

A tecnologia em RH não é mais um item opcional, ela é essencial para o sucesso de uma organização, pois garante um gerenciamento eficaz, já que o setor é responsável por tarefas que envolvem o relacionamento entre os funcionários e a empresa.

Os resultados apresentados pelas empresas que utilizam software de RH mostram mais eficiência, agilidade, redução de custo, promove o desenvolvimento de seus colaboradores, melhora a comunicação nas empresas, dentre outros.

 

Durante o ano de 2020, as tecnologias de RH evoluíram a um ritmo muito acelerado e mais eficaz, para atender às necessidades de mudança das empresas. Portanto, é crucial que profissionais de RH comecem a se familiarizar com essas tendências tecnológicas. E assim, aproveitar da melhor forma esse tipo de ferramenta para facilitar a sua vida e a de seus colaboradores.

É surpreendente como o uso bem planejado das tecnologias na área de RH pode ser algo transformador, pois os impactos alcançam todas as áreas empresa.

Vou dar uma dica, de alguém que já trabalhou como RH!!! Conheça a Cingo, tenho certeza que terá um experiencia incrível, pois temos todas as ferramentas de RH em uma única plataforma, para facilitar sua rotina.

Tem mais dúvidas? Me chamo Luciângela  – Consultora de  Negócios na Cingo e posso te ajudar.

 

Autora: Luciângela Fontana

Consultora de Negócios – Cingo

 

Cingo

Produzido pela equipe interna

Redes Sociais:
TwitterFacebookLinkedInYouTube