Marketing

Analytics: parar de aprender não é uma opção

Parar de aprender não é uma opção, e ao longo deste post, ficará claro que a busca por informações relevantes nos faz abrir novos horizontes e ampliar nosso leque na tomada de decisões.

Possivelmente em seu histórico acadêmico você se deparou com matérias que envolviam lógica, como: matemática, cálculo, aritmética, estatística, entre outras.

Certamente vocês já ouviram aquela velha máxima:

“Se você não pode medir você não pode gerenciar” – Petter Drucker.

Mas e aí… Após medir? O que fazer?

Conceito de Analytics: 

Analytics é o uso aplicado de dados, análises e raciocínio sistemático para seguir em um processo de tomada de decisão muito mais eficiente. Analytics podem ser aplicados em diversos negócios e departamentos.

Eu sempre gostei de lógica, será que esse seria o segredo para uma boa gestão estratégica?

Não adianta medir, se você não sabe interpretar, logo:

Certamente o mapeamento de métricas e a coleta de indicadores são fundamentais para atingirmos nossos objetivos, porém é necessário ir muito além. Não basta medir se você não consegue interpretar, e para mim essa é a parte mais difícil do processo pois em alguns casos necessita-se desprender muitas horas para interpretar informações, porém números bem coletados, com KPI´s assertivos atrelado a uma boa interpretação, faz com que naturalmente possamos tomar boas decisões e ter uma gestão qualificada.

O Analytics está presente em nosso dia a dia nas pequenas coisas.

Dizem que tudo fica mais fácil quando são apresentados exemplos práticos não é mesmo? Então segue abaixo alguns exemplos do dia a dia:

  • Esporte: O cargo de Análise de Desempenho está em alta no Esporte, e muitas equipes se baseiam nas informações mapeadas por esses profissionais para efetuar contratações. O Analytics também é utilizado para melhorar o desempenho dos atletas, possibilitando feedbacks seus desempenhos individuais ou coletivos e potencializandoontos a serem melhorados. Recomendo um filme esportivo que fala sobre análise de desempenho no esporte pautada em números e Analytics:   Moneyball –  O homem que mudou o jogo (2011)
  • Piloto de avião: O cockpit cabine de pilotagem de avião é algo robusto, a gama de informações que um piloto tem a seu dispor é enorme, a interpretação e gestão desses dados, são fundamentais para tomada de decisões assertivas e seguras.
  • Saúde: As análises proporcionaram mudanças incríveis à saúde. Há recursos dedicados por meios de análises realizadas para acompanhar e identificar padrões, prevenindo infecções em maternidades, probabilidades de se contrair doenças ajudando na prevenção e até mesmo personalização de tratamentos como o câncer por meio da decodificação do código do DNA.
  • Prevenção do Crime: Nos dias atuais, combater o crime depende muito de análises, que possibilitam identificar e prever a atividade criminal. Esses casos são muito comuns em empresas de cartão de crédito que monitoram as transações de seus clientes em tempo real, possibilitando a identificação de fraudes.

Meu nome é Rodrigo Lima, trabalho com marketing/comunicação e inteligência mercadológica, e a pelo menos uma década venho buscando adquirir conhecimento sobre Analytics e parar de aprender certamente não é uma opção.

Autor: Rodrigo Lima

Marketing e Comunicação Cingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *