Assinatura Eletrônica nos processos de RH: como não pensamos nisso antes?

 

A tecnologia avança de forma galopante nos últimos 30 anos. Cálculos manuais de Folha de Pagamento estão na lembrança de apenas algumas pessoas nas grandes empresas, que já convivem com os ERPs desde o início dos anos 90.

Hoje em dia buscamos a produtividade no RH, buscamos o Digital, buscamos o descentralizado, buscamos o fácil. Toda essa procura não é à toa, vivemos no mundo Digital, onde cada individuo tem o seu espaço.

Dentro deste contexto de Digital e descentralizado, poucas inovações tem chamado mais atenção dos atentos olhos do RH do que a Assinatura Eletrônica.

 

Mas o que é isso?

Assinatura Eletrônica é uma ferramenta utilizada para validar que uma pessoa concorda e leu um documento disponibilizado apenas eletronicamente.

Mas por que o RH está tão interessado nisso?

A Assinatura Eletrônica voltada para o RH desperta interesse pois este produto impacta positivamente em 2 grandes “tabus” do RH:

 

  • O RH é uma área cheia de papel – com os custos elevados do papel e a corretíssima visão sustentável que temos hoje, a assinatura economiza muito papel. Imagine, só colocando os documentos de Contrato de Trabalho, Aviso de Férias e Cartão Ponto: olha quanto papel economizamos!
  • O RH é uma área burocrática – sabemos que a legislação obriga o RH a manter registros de muitas coisas. Isto não vai mudar. A Assinatura Eletrônica deixa isso mais fácil. Todas aquelas idas ao RH para assinar carteira de trabalho, termos, contratos deixam de existir, além de os documentos serem disponibilizados muito mais rapidamente.

 

E por que o RH deve escolher uma solução de Assinatura Eletrônica para RH?

Primeiramente precisamos entender o que exatamente é este viés “para RH” da Assinatura Eletrônica.

A necessidade do RH não é gerar vários documentos diferentes para assinatura, mas sim gerar os documentos em massa ou de acordo com alguma data específica.

 

Por exemplo: a legislação exige a assinatura do Aviso de Férias, algo que é gerado no mínimo uma vez por ano para cada colaborador. Todos os documentos são iguais, só muda as informações do funcionário!

Outro exemplo é a assinatura de contratos de trabalho, todos os funcionários assinam quando são admitidos. O documento muda? Não! Apenas as informações do funcionário.

Por isso que a solução mais interessante para o RH é uma que se foque na criação de modelos de documentos, de forma que o documento possa se adequar conforme as informações dos funcionários.

Esta solução gera grandes impactos positivos dentro do RH, principalmente no que diz respeito a agilidade, confiabilidade, conscientização ambiental e até mesmo redução de custos.

O produto Cingo Codes embarca em seu portfolio este produto, que tem como objetivo ajudar o RH a parar de se preocupar com processos operacionais e passar a pensar no estratégico.

 

Autor:

LUCAS VALCANAIA
Head de Produto

Cingo

Produzido pela equipe interna

Redes Sociais:
TwitterFacebookLinkedInYouTube