Gestão

Comunicação RH: importância de um Quiosque em sua organização!

Portais Corporativos e sua importância estratégica nas organizações.

O conhecimento tornou-se um dos recursos econômicos mais importantes dentro de uma organização. 

Gradativamente o RH vem assumindo um papel maior de protagonismo e a importância do aproveitamento deste recurso faz-se necessário para estabelecer um processo de gestão de conhecimento eficiente.

Esse papel tão importante é feito através da comunicação RH, geralmente representada pela administração do quiosque da empresa. 

Essa ferramenta possibilita uma grande gestão tanto comportamental como emocional dos funcionários, tendo uma melhor visualização de desemprenho e do comportamento dos funcionários no ambiente de trabalho.

Mas o que é essa gestão do RH? 

Segundo Chiavenato (1999), Gestão de RH é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

No geral o RH é responsável pela comunicação entre o colaborador e a empresa. Mesmo após a contratação o setor ainda tem responsabilidade pela gestão desses profissionais.

Visando essas mudanças podemos dizer que o setor do RH se caracteriza como o responsável pela comunicação interna e externa, criação de políticas de convivência entre funcionários e para o gerenciamento e melhoria do ambiente de trabalho.

E porque é tão importante essa gestão e facilidade de comunicação?

Tendo em vista as mudanças das responsabilidades ‘regulares’ do RH, é importante manter o setor atualizado, o que torna indispensável a implementação de um quiosque.

Com essa implementação vem a facilidade de monitoramento dos colaboradores, as mudanças e melhorias no ambiente de trabalho, o aumento de motivação e engajamento, e assim consequentemente aumentando a produtividade das equipes.

Mas a importância de um Quiosque, qual seria?

A importância de um Quiosque pode ser diferente uma da outra, então tomaremos, obviamente, o quiosque presente no produto Cingo como exemplo. 

Bom com a ferramenta quiosque, muitas atividades se tornam possíveis e descomplicadas, um bom exemplo disso é o uso de fluxos e agilidade de processos.

Com a utilização de fluxos alguns processos se tornam mais prático e até mais eficientes, um dos exemplos mais comuns seria a solicitação de férias.

Digamos que o colaborador queira solicitar férias para daqui a 30 dias, mas durante a correria do trabalho acabou nem tendo tempo de falar com seu gestor ou com o RH. Isso pode ser facilmente resolvido, pois ao chegar em casa e acessando o quiosque através de um dispositivo móvel ou desktop, o colaborador pode abrir a ferramenta quiosque e já solicitar as suas férias ainda dentro do prazo que ele gostaria.

Em suma a utilização de modelos mais atuais de comunicação RH, tendem a beneficiar tanto a empresa quanto a motivar o colaborador, gerando ganhos maiores para ambos os lados.

Quiosque ou Portal Corporativo tem a função de viabilizar as ações para que a gestão adequada do conhecimento se efetive através de um processo que envolva pessoas.

Os Portais Corporativos possuem uma função estratégica fundamental nas empresas ao permitir um ambiente onde as pessoas registrem, recuperem, transformem, criem, inovem, troquem conhecimentos e se relacionem.

Autor: Nelson Klingenfuss

Analista de Suporte Júnior

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